10 técnicas de vendas imprescindíveis para o varejo

A prática das técnicas de vendas é essencial para qualquer negócio. Afinal, se ele não vender, não conseguirá receitas e, consequentemente, não será sustentável. Em um cenário de crise e com um mercado bastante concorrido, esse assunto ganhou ainda mais importância no varejo.

As técnicas de vendas ajudam o público a entender melhor as suas necessidades e a eliminar as principais objeções ou dúvidas sobre fazer a compra de algum produto ou serviço.

Você está interessado no assunto? Neste post, abordaremos as principais práticas de vendas e explicaremos como elas ajudam a fidelizar o cliente. Acompanhe a seguir!

1. Conheça o seu produto ou serviço

Vivemos uma era em que as pessoas têm cada vez mais acesso à informação. Uma simples pesquisa realizada em um site de busca fornece vários dados para os consumidores.

Dessa forma, é fundamental que os vendedores saibam detalhadamente o que estão vendendo. O conhecimento de detalhes técnicos ajuda a esclarecer possíveis dúvidas que os clientes possam ter antes de fazer a compra. Isso garante mais segurança ao consumidor. Consequentemente, as chances de ele adquirir um produto ou serviço da sua empresa aumentam.

2. Valorize o que está oferecendo

Além de conhecer o que está sendo vendido, é importante sempre valorizar o que está oferecendo. Caso contrário, será mais difícil da venda acontecer. Isso porque, para que os outros acreditem no seu serviço, você precisar acreditar nele primeiro.

Procure mostrar o que a empresa tem de melhor em relação à concorrência e explique como o cliente se beneficiará com a compra do seu produto ou serviço. Algumas sentenças como “isso significa que”, “isso quer dizer que” ou “isso serve para” ajudam bastante nesse momento.

3. Entenda o motivo da compra

Busque entender o motivo que faz o consumidor adquirir um produto ou serviço. Por exemplo, muitas pessoas que começam a fazer academia buscam melhorar o seu condicionamento físico ou ter uma vida saudável. Vários indivíduos que decidem estudar inglês querem aumentar as suas chances no mercado de trabalho (no Brasil ou no exterior).

Compreender o que o cliente deseja é a melhor maneira de promover o produto. Você pode aproveitar esse conhecimento para destacar a sua solução como a mais apropriada para atender às expectativas das pessoas.

4. Ajude o cliente a entender o que ele precisa

É comum uma pessoa não saber o que está procurando ou não ter certeza absoluta no momento da compra. Nessas situações, as chances de venda aumentam muito quando o vendedor consegue entender o desejo e solucionar o problema da pessoa.

Portanto, é função desse profissional conversar com o consumidor e entender a sua necessidade. A partir disso, o vendedor poderá oferecer o produto adequado e o cliente poderá concretizar a transação, saindo satisfeito da loja.

5. Estabeleça uma relação de confiança com o consumidor

Trata-se de uma das técnicas de vendas mais importantes no varejo — uma vez que a confiança é a base da venda. Vale lembrar que quando o indivíduo desconfia de alguma informação, ele pode hesitar e não fechar o negócio.

Você deve estar se perguntando: como fazer o consumidor confiar em mim? Primeiramente, procure ser o mais claro possível na apresentação da oferta. Converse com o cliente, seja simpático e se disponha a ajudá-lo.

6. Seja flexível

Os bons profissionais conseguem se adaptar a muitas situações diferentes. Caso você consiga moldar as suas atitudes de acordo com a personalidade do consumidor, tudo tende a ficar mais fácil na hora das negociações — e elas podem resultar em compra.

7. Crie estratégias novas

Uma ótima ideia para atrair e conquistar clientes é criar estratégias de vendas. Elas podem ser elaboradas juntamente com outras pessoas, como amigos, colegas de trabalho ou familiares. Essa prática é conhecida como brainstorming, que significa “tempestade de ideias” em português.

A partir da contribuição de cada um, é possível reunir as melhores experiências e usá-las como estratégias para criar uma cartilha de técnicas de vendas diferentes e inovadoras ao seu negócio.

8. Nunca subestime o cliente

Não vale a pena tentar enganar o consumidor, porque ele tem acesso a um volume maior de informações sobre o produto que você vende e está mais consciente em relação aos seus direitos. Dessa forma, qualquer tentativa de fraude será identificada pelo consumidor. Nessa situação, ele não fechará negócio com você e a imagem da sua empresa poderá ser prejudicada no mercado.

9. Preocupe-se com o pós-venda

Uma das principais dicas é nunca se esquecer do cliente, mesmo depois da venda concretizada. O pós-venda é a fase final para conquistar o consumidor, fazendo com que ele volte a fechar outros negócios com você e indique a sua empresa.

Após a finalização da venda, entre em contato com o consumidor e pergunte o que ele achou sobre o produto ou serviço oferecido pela companhia. Veja se a pessoa tem alguma dica ou questionamento a fazer. Demonstre também que se importa com a experiência que a pessoa teve ao fazer a compra.

10. Invista em marketing

Tenha um setor de vendas alinhado ao marketing do seu negócio. Produza campanhas que sejam efetivas e capazes de transmitir os valores e a mensagem da marca ao público. Isso contribui para que as pessoas tenham identificação e se lembrem mais da sua companhia.

O marketing ajudará a sua empresa a desenvolver estratégias capazes de atrair o público, definir onde anunciar a sua marca (veículos tradicionais — como rádio, televisão, impressos etc — ou redes sociais — como Facebook, YouTube, entre outras), estipular preços e outras questões.

As técnicas de vendas, portanto, ajudam os negócios a conquistar mais clientes. Isso acontece porque o vendedor faz uma boa apresentação e valoriza o produto ou serviço que está sendo vendido, entende os motivos que fazem as pessoas comprarem, estabelece uma relação de confiança e está sempre disposto a ajudar o consumidor. Essas práticas são imprescindíveis para a otimização dos resultados do varejo.

Agora que você já conhece as principais técnicas para vender, leia nosso post com dicas para aumentar as vendas e saiba como fazer a sua empresa lucrar mais!

Gerente de marketing no Myrp Gestão, atleta amador e pai da Laurinha, alem de ser o responsável por toda geração de demanda para o time comercial, gosta de escrever, palestrar e fazer memes dos colegas.