5 dicas para uma gestão financeira empresarial eficiente

Uma gestão financeira bem-feita é o que difere uma empresa de sucesso de outra que está prestes a quebrar, além disso, rentabilidade e crescimento também são fatores que se alcança quando as finanças estão controladas. Saber enxergar os fatores que levam a problemas financeiros e até a falência, é essencial para a saúde do seu negócio. Para te ajudar a fazer uma análise de como andam as finanças da sua empresa, esse post reúne cinco dicas, assim você poderá avaliar se a empresa está em pleno desenvolvimento como deve ser ou se você está pecando em algum ponto.
 

1-     O setor financeiro

Se a empresa cresceu e outras obrigações e responsabilidades surgiram, é hora de reconhecer que, como gestor, não será possível dar conta de tudo e que se tornou necessário contratar profissionais capacitados para cuidarem do financeiro da empresa. Uma equipe especializada poderá gerenciar os setores e identificar gastos desnecessários, além de adotar estratégias para que economias aconteçam.
É claro que mesmo que você tenha transferido essa tarefa para um setor financeiro, não se isentou do acompanhamento de tudo que acontece na sua empresa. Um gestor que está sempre a par da situação financeira do seu negócio, não só demonstra controle sobre o que acontece, mas também não sofre com surpresas desagradáveis.

2-     A tecnologia ao seu favor

Imagine que você controla os gastos da sua empresa usando uma extensa planilha do Excel, daquelas repletas de fórmulas e centenas de anotações preciosas. Agora imagine que esse computador em que ela está, estraga e você perde todo esse trabalho. Como ficaria o controle financeiro do seu negócio?
Atualmente os empreendedores têm investido em um sistema de gestão online, que além de ser um software enxuto e muito fácil de usar, proporciona a segurança de que os seus dados estarão sempre à mão, disponíveis para serem acessados de qualquer dispositivo, a qualquer hora e lugar e, principalmente, 100% seguros. Tudo fica armazenado na nuvem, ou seja, você não irá correr o risco de perder suas anotações, basta se conectar à internet e acessar seus dados.
5 dicas para uma gestão financeira empresarial eficiente 1

3-     O fluxo de caixa

A administração da empresa não pode ser um assunto de segundo plano, principalmente por conta do fluxo de caixa. O hábito de checar diariamente ou semanalmente o fechamento do caixa é essencial para ter conhecimento do que é recebido e gasto. A projeção de fluxo de caixa também é importante, pois demonstra todos os pagamentos e recebimentos que são esperados em determinado período.
Lembre-se que o caixa da empresa não é o seu – essa é uma prática bem comum no meio empresarial: o empreendedor retira dinheiro do caixa para pagar contas pessoais. Esse mau hábito só dificultará o controle dos seus próprios resultados no final do mês, então disciplina é a palavra-chave.

4-     Orçamento e investimentos

Qual é a situação do seu orçamento? Organizado e com folga ou bagunçado e apertado até o pescoço? Essa é uma avaliação necessária para o planejamento financeiro da sua empresa, pois você precisa saber quanto está devendo, como fará para pagar e se há negociações com o credor.
Se em meio a isso estiver na época de fazer investimentos, comprar novos produtos, por exemplo, avalie se é a hora correta e se essas compras são realmente necessárias, além de fazer uma boa pesquisa de preços.
5 dicas para uma gestão financeira empresarial eficiente 2

5-     Análise de resultados

É importante fazer uma análise dos resultados mensais, então reserve um tempo para essa tarefa e veja tudo que aconteceu com a sua empresa nesse mês que se passou. Dessa forma você consegue ter uma visão mais abrangente, para que no mês atual não repita o que deu errado e aprenda com o que deu certo.
A dica é fazer relatórios, assim quando você quiser dar uma olhada na situação da empresa em algum dos meses passados, ficará mais fácil entender de maneira rápida e coerente o que se passava naquele momento.

Resumindo:

– Acompanhe de perto todos os resultados da sua empresa;
– Fique atento ao fluxo de caixa;
– Não extrapole o orçamento, pense na melhor forma de investir seu dinheiro;
– Confie as finanças a quem entende e tem tempo hábil para fazer essa gestão;
– Invista em um sistema de gestão online para simplificar os processos da empresa;

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress