5 fundamentos sobre produtividade que você não aprendeu na faculdade

122_Amanh__-_Capa_original

Vivemos em uma incansável busca da fórmula mágica que aumente a produtividade da empresa no menor tempo possível. Infelizmente essa fórmula não existe, porém, como existem gestores que conseguem realizar suas tarefas tão rapidamente e bem executadas, enquanto outros ficam enrolados em seus afazeres?

Separamos algumas dicas sem nenhuma mágica para ajudar você a melhorar seu desempenho.

123_Amanh__-_Foco_original

Foco

De acordo com uma análise feita pelo Dr. Donald Wetmore, do Instituto de Produtividade, 20% de um dia de trabalho médio é gasto com tarefas verdadeiramente importantes, enquanto 80% do dia é usado para coisas com pouco ou nenhum valor. Se nos concentrarmos nas atividades mais complexas primeiro, certamente teremos melhorias significativas em nossa produtividade.

Inimigos da alta performance

Um dos maiores perigos que o avanço da tecnologia nos trouxe são as distrações na palma de nossa mão, principalmente se você trabalha em casa. Não há nada de errado em socializar, desde que não seja no momento em que você deveria estar produzindo.

Adiamento

Se você tem forte tendência a adiar suas tarefas, em especial as que exigem mais esforços ou tempo para serem concluídas, tome cuidado. Adiar suas tarefas é perigoso para sua produtividade, fique atento.

121_Amanh__-_Desista_de_ser_multitarefa_original

Desista de ser multitarefa

Se você sente orgulho em realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sinto muito em dizer, você está cometendo um grande erro. Um artigo publicado pelo Harvard Business Review afirmou que ser multitarefa resulta em 40% de queda na produtividade bem como no aumento de 10% no nível de estresse. É impossível para o cérebro humano se concentrar de forma igual em mais de uma atividade cognitiva (que exige esforço intelectual).

Excesso de informação

Não tem problema algum em termos informações à nossa disposição se você souber filtrá-las. A partir do momento em que você começa a ficar paralisado e deixa de levar para ação tarefas importantes, um sinal de alerta deve soar.

Tornar-se produtivo requer mais do que o uso correto de técnicas e ferramentas, antes de tudo é preciso encontrar seu propósito. E você, já encontrou o seu?