5 sinais de que chegou a hora de investir em planejamento financeiro

Existem alguns sinais claros que mostram que não dá mais para deixar o planejamento financeiro de lado e é preciso agir o quanto antes! Nós vamos ajudar você a identificar se a sua empresa se encaixa nessa situação. Confira:
investir-em-planejamento-financeiro

1- Sua empresa começou bem pequena e sob controle e cresceu rapidamente…

 
Tudo bem que quando uma empresa ainda é pequena, com poucos fornecedores, poucos funcionários e clientes, tudo ainda fica mais fácil no controle dos números financeiros. Mas é quando o negócio passa realmente a crescer que as coisas começam a se perder e, mais do nunca é preciso ficar de olhos bem abertos para um planejamento financeiro empresarial.
Com uma empresa em crescimento, muitas vezes acontece uma perda de controle no gerenciamento dos custos. Como a demanda aumenta rapidamente, é natural que se libere mais dinheiro para investimentos para dar conta desse aumento de vendas. Mas é aí que precisa se ter cuidado para não perder altos valores, por conta de não observar pequenos detalhes.
Com um planejamento financeiro, é possível comparar custos de fornecedores e especificar com detalhes todos os gastos e também a formação do preço final dos produtos, para ver se não está ocorrendo a perda de dinheiro.
 

2- Sua empresa nunca dá lucro e você constantemente precisa fazer novas dívidas para injetar recursos no negócio

 
Não dá para negar… o lucro é o principal objetivo da empresa. E se sua empresa não vê números positivos há tempos é preciso investir em um planejamento financeiro.
Sempre ter resultado com prejuízo e por conta disso recorrer a dívidas, não pode virar rotina e ser considerado normal no dia a dia da empresa. Alguma coisa, ou muitas, certamente estão erradas no negócio e um bom planejamento financeiro pode evitar que esses problemas continuem se repetindo até levar a falência completa.
 

3- Você está perdido em números, planilhas e relatórios e não entende mais nada sobre as finanças da empresa…

 
Se você ainda tem informações financeiras da empresa guardadas em cadernos, ou mesmo em planilhas, talvez seja hora de modernizar o negócio e usar um sistema automatizado.
Um bom sistema de gestão permite a organização das informações e integração dos dados para proporcionar um maior controle geral. Com tudo isso melhor organizado fica mais fácil partir para um planejamento financeiro.
sistema-de-gestão
 
 

4- Você ainda comete o clássico erro de misturar as contas da família e da empresa 

 
Se você usa seu cartão de crédito pessoal para pagar alguma despesa da empresa, por menor que seja, está na hora de mudar essa atitude. Misturar as contas da família e da empresa é um erro clássico que muitos empresários comentem, principalmente no início dos negócios.
Um bom planejamento financeiro vai ajudar a ter uma visão mais clara dos números da empresa, para ver quanto há disponível em caixa e se é necessário tomar algum empréstimo para complementar as finanças.
Sem o planejamento e essa visão mais abrangente, o empreendedor corre o risco de constantemente pegar dinheiro de sua conta pessoal para aplicar na empresa. Ou vice-versa, pegar dinheiro da empresa para pagar contas da família, e assim nunca ter uma noção exata de quais são os gastos e qual é o lucro da empresa.
 

5- Você não consegue planejar o futuro

 
Se você está todo confuso com os números e não sabe nem em que situação financeira está, as chances de conseguir planejar o futuro então são mínimas.
A expansão do negócio está bastante ligada à gestão das finanças. Só com um controle completo dos números, e com um planejamento financeiro é que o empresário vai conseguir definir uma estratégia futura para o negócio. Isso se aplica para todos os tamanhos de empresas. Ao fazer o seu planejamento financeiro o empresário consegue verificar quanto terá disponível para investir e assim determinar um plano de crescimento para os próximos anos.
Gostou das informações? Então compartilhe o nosso artigo nas redes sociais para que outros empreendedores também fiquem por dentro do assunto.
E se tiver alguma sugestão ou dúvida, não esqueça de colocar aqui nos comentários
 
 
 

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress