Calendário Fiscal: datas importantes sobre pagamento de tributos

 
O número de impostos e tributos fiscais cobrados ao longo do ano são diversos e, sem um controle organizado, é fácil deixar passar algum. As agendas de tributos são bem diferentes em cada estado do país, por isso é importante se atentar às diversas demandas em todas as instâncias fiscais. Saiba como se planejar e ficar por dentro de alterações em prazos.
 
calendário fiscal 1
 

Agendas Estaduais

 
Cada unidade federativa do país conta com responsabilidades fiscais no âmbito estadual. Nesse sentido, é preciso acompanhar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e estar atento às datas de impostos, como o ICMS – Imposto sobre circulação de produtos e mercadorias, impostos sobre o consumo de energia, locação e transporte.
 
Os editais no site contam com atualizações constantes, podendo os prazos serem prorrogados. Duas dicas importantes são: salvar a página da agenda tributária como favorito no seu computador e, assim, criar o hábito de entrar semanalmente, e a outra é criar um calendário fiscal onde, mensalmente, sejam atualizadas as datas de pagamento de tributos.
 

Agenda Federal

 
O site da Receita Federal organiza o calendário tributário nacional mensalmente. Ele está disponível para download em pdf, o que ajuda a manter o controle das contas.
Entre as taxas cobradas estão:

  • Imposto de renda;
  • Imposto sobre a exportação;
  • Imposto sobre produtos industrializados
  • Imposto sobre o lucro.

 

Agenda Trabalhista

 
Além de todos os impostos sobre o seu produto e negócio, há também as contribuições financeiras geradas por conta do vínculo trabalhista estabelecido com os funcionários da sua empresa. Ou seja, além do salário, a agenda de obrigações trabalhistas e previdenciárias inclui o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, com encaminhamento até o dia 7 do mês subsequente, INSS, FGTS e contribuição sindical.
 

Organização

 
Para facilitar a organização de todas essas agendas, datas e impostos, o myrp tem algumas dicas:
 

  • Salve os endereços das agendas nos sites da Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda como favoritos no seu navegador.
  • Crie o hábito de fazer varreduras semanais ou mensais em busca de atualizações.
  • Atente-se ao espaço de Orientações do mês, é onde geralmente ficam indicadas as alterações de prazos.
  • Crie uma planilha onde você possa registrar com antecedência os compromissos da área fiscal do seu negócio.
  • A ferramente Google Agendas ajuda com o registro dos compromissos em forma de calendário e ainda manda avisos via e-mail.
  • Contrate um sistema que contribua para a gestão do seu negócio, como o sistema myrp.

 
Você tem outras dicas de organização? Compartilhe conosco nos comentários.

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress