Cinco passos para se planejar para 2015

Já estamos no final deste ano, mas ainda dá tempo de se planejar para 2015! O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses. Para traçar as metas futuras é necessário avaliar os números de 2014 e fazer uma projeção para o ano que vem. Uma ferramenta que pode auxiliar muito neste trabalho do pequeno empresário é um sistema de gestão online. Para fazer o planejamento, uma dica é seguir esses 5 passos:

1. Faça uma análise do passado
Relatórios de sistemas são ótimas opções para visualizar o que aconteceu com a empresa no ano anterior. O sistema de gestão online myrp emite um relatório de faturamento dos últimos 12 meses, com o qual o empreendedor consegue ter uma noção mais clara da sazonalidade de suas vendas, observar em que meses o negócio é mais ou menos rentável e se planejar adequadamente.
2. Detalhe as metas futuras no sistema 
Para começar a planejar é preciso pontuar tudo que se pretende fazer para o próximo ano. Uma ferramenta importante para isso é fazer o fluxo de caixa previsto, com as informações sobre as vendas, compras e contas que vai ter a pagar e receber, com uma média de valores para esses itens para os próximos meses. Dessa forma fica mais fácil visualizar o futuro, vendo que valores vão sobrar e planejar onde pode investir, ou até mesmo antecipar em que época pode faltar dinheiro e se precaver. Assim, é possível preparar um plano de ação consistente.
3. Crie medidas com base nas informações levantadas
Muitos empresários planejam as ações para o futuro, mas não analisam a viabilidade financeira para colocar em prática suas ideias. Planejam comprar novos equipamentos, mas não tomam ações que aumentem as receitas e possibilitem os investimentos. Sem isso, acabam não realizando o planejado e se frustrando. Com a visão geral sobre o passado da empresa e o que pretende para o futuro é possível definir, por exemplo, que para aumentar as vendas é preciso primeiro contratar mais pessoas, ou que para enfrentar uma sazonalidade serão necessários investimentos em comunicação que devem ser iniciados bem antes.
4. Defina prazos e responsáveis pelas ações
Para que as ações realmente sejam colocadas em práticas e gerem resultados, é essencial definir quem serão os responsáveis pelas medidas do ano seguinte. Também é importante estipular prazos para que tudo seja realizado, dentro do planejamento que foi criado com base nas informações do sistema de gestão.
5. Volte para o sistema de gestão
O passo final, com todas as ideias já definidas, é voltar para o sistema de gestão e atualizar as projeções. Com esses números determinados de forma responsável e consciente, a chance de ter um resultado de sucesso no próximo ano é muito maior!

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress