Como driblar o bloqueio do WhatsApp e continuar atendendo seus clientes

O mercado está em constante mudança e as necessidades dos clientes e consumidores é dinâmica. Lojas, vendedores e empresas devem acompanhar essas alterações e se adaptarem à demanda de um público mais exigente, engajado e ativo no processo de compras.
Se o consumidor está cada vez mais inserido numa relação com as empresas, exigindo uma atuação mais focada na satisfação de suas necessidades, os empreendedores precisam compreender e se adaptar a esse novo modo de se relacionar com o consumidor. Para isso, o processo de atendimento também tem sido gradualmente alterado, testado e melhorado, dando maior ênfase no cliente.
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Aliando tecnologia e praticidade, muitas empresas recorrem às tendências para atingir seus clientes e proporcionar uma relação mais íntima e amigável com eles. O uso de redes sociais e aplicativos para se comunicar com os consumidores é uma prática bastante comum e que, em geral, traz bons resultados. Além de serem canais populares e que os consumidores já estão habituados e inseridos, eles oferecem dinamismo, agilidade e custo benefício bem atrativos, além de propiciarem uma comunicação mais leve e informal.
É bem difícil encontrar um smartphone que não tenha o WhatsApp instalado. O aplicativo ganhou o público sobretudo pela sua facilidade em organizar conversas privadas e grupos sem custo por mensagem. Muitas empresas adotaram o aplicativo como forma de estabelecer contato com seus clientes, respondendo mensagens de modo rápido, enviando informações úteis e pertinentes, comunicando promoções instantâneas, divulgando resultados de sorteios, entre outros.
 

Mas nem tudo é conveniência

O uso de aplicativos ou redes sociais está sujeito a uma série de falhas, interferências e determinações, temporárias ou não, que podem prejudicar ou interferir na comunicação com seus consumidores. As empresas e negócios que utilizam o WhatsApp sentiram o peso dessa vulnerabilidade dos aplicativos e redes sociais nas ocorrências de bloqueio nacional do app, que impediu que os usuários enviassem e recebessem mensagens durante determinado tempo.
A medida judicial que determinou o bloqueio temporário do aplicativo é apenas um dos fatores que podem acometer esse tipo de plataforma e dispor de recursos para driblar essas situações, pois continuar atendendo os seus clientes é fundamental.
 

Aplicativos alternativos

Nas lojas GooglePlay e Apple Store existem dezenas de outros aplicativos que enviam mensagens e apresentam funções bem parecidas com o WhatsApp. Ter aplicativos alternativos é uma das opções para substituição, mas o grande empecilho é que os demais apps nem sempre apresentam tanta popularidade e dificilmente apresentam os mesmos números do WhatsApp, tornando mais difícil a comunicação com todos os seus clientes.
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Uma opção interessante é realizar cadastros de seus clientes e incluir os aplicativos que eles utilizam. Ao possuir essas informações, fica mais fácil em casos imediatos continuar o atendimento sem grandes alterações.

Telefone

Um dos primeiros e principais meios de comunicação entre clientes e empresas continua sendo ótima alternativa. O telefone apresenta um contato direto, imediato e eficaz com o consumidor, agilizando o entendimento, facilitando a comunicação e fazendo isso de modo eficiente. Muitos clientes ainda preferem a comunicação via telefone até mesmo pela praticidade que se estabelece na ligação.
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A grande vantagem da ligação é tornar o atendimento mais personalizado e individual, pois a direção da conversa será determinada durante o contato com o consumidor. Mas em casos em que a ligação torna-se menos eficaz, por exemplo, na divulgação em massa de promoções ou descontos, você pode optar pelo envio de mensagens de texto. O recurso também é utilizado por algumas empresas e supre a necessidade de uma comunicação curta, geral e de entrega imediata.
 

Mídias sociais

As mídias sociais são ótimos canais de comunicação, seja para informações mais gerais através de publicações ou para conversas individuais através do chat e repostas aos comentários. Sem o WhatsApp, a utilização dessas mídias deve ser reforçada e ressaltar que o atendimento pode ser promovido através delas.
 

E-mail marketing

Assim como as redes sociais, o e-mail é uma ferramenta bastante útil na ausência do WhatsApp. Apesar de frequentemente utilizado para uma comunicação mais geral e com menos imediatismo, o e-mail ainda é excelente alternativa para enviar informações, notícias e demais comunicados aos seus consumidores. Uma das grandes vantagens de optar por esse recurso é que a maior parte do público utiliza e disponibiliza o endereço de e-mail mais prontamente do que o telefone ou rede social. Assim, também há maiores chances do seu comunicado geral atingir mais o público.
 

Bloqueadores de localização (VPN)

Um dos recursos que surgiram em meio ao bloqueio do WhatsApp foram aplicativos que burlam a identificação da localização do aparelho celular. Através de uma rede VPN, sigla para Rede Virtual Privada, é possível continuar utilizando o WhatsApp normalmente, mas além da necessidade de seus contatos também estarem utilizando, sua utilização pode ser arriscada e deixar vulnerável a interceptações de informações da conta da empresa.

Para não ser prejudicado

Atender com eficiência, dedicação e focar na solução de problemas de seus clientes é um dos fatores que mais impactam no sucesso da sua empresa. Nesse sentido, é essencial dispor de canais de atendimento eficazes, dinâmicos e que proporcionem facilidade a você e aos clientes. Mas, sobretudo, não ficar refém de uma central de comunicação é o que previne a sua empresa de decisões inesperadas.
Tão importante quanto conhecer alternativas de comunicação, é utilizá-las com certa frequência para que seus clientes saibam e lembrem que há opções para entrar em contato. Por isso é importante investir e nutrir os demais canais, coletando informações de seus clientes para identificar os meios de interação possíveis como cada um.
Você pode, inclusive, utilizar esses momentos críticos para complementar a comunicação através de outros canais. Por exemplo, enviando um e-mail bem estruturado, com informações visuais, explicando o que aconteceu com o aplicativo, mas que a sua empresa dispõe de outros meios de comunicação. O importante é manter seu cliente ciente que ainda é fácil contatá-lo.
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