Como vender mais usando as redes sociais: 7 dicas importantes

Como vender mais utilizando as redes sociais

Quer alavancar seu negócio? Aprenda como vender mais usando as redes sociais com 7 dicas fundamentais para uma comunicação on-line eficiente.

Se você perguntar para qualquer empreendedor o que ele gostaria de conseguir com a sua empresa, uma das respostas mais ouvidas seria “aprender como vender mais”. Toda empresa precisa vender para existir e todo o empresário busca o crescimento.

Existem diversas ferramentas que um gestor pode utilizar para melhorar seus resultados. Uma que vem ficando cada vez mais popular é o marketing através das redes sociais. Relativamente barato em comparação com o marketing tradicional e muito mais fácil de segmentar e mensurar, ele é ideal tanto para empresas pequenas, com pouca disponibilidade de verba, quanto para grandes empresas e serve para qualquer segmento.

Agora, vamos mostrar para você 7 ótimas dicas de como vender mais usando as redes sociais.

 

  1. Escolha as redes sociais mais apropriadas

 Existem diversas redes sociais com as mais diversas finalidades. Vamos focar nas mais populares, já que concentram o mais número de usuários e aumentam o alcance das suas mensagens. Para saber como vender mais em cada uma, é preciso conhecer o perfil delas:

 

  • Facebook: possui mais de 50 milhões de usuários no país e mistura fotos e vídeos do cotidiano das pessoas com notícias.
  • Instagram: a rede social de fotos foi eleita em 2016 como a preferida brasileiros. Faz bastante sucesso também por causa dos perfis de famosos que usam o aplicativo.
  • Twitter: um microblog que começou permitindo posts com apenas 140 caracteres (hoje são 280) é bastante popular em uso em tempo real, como segunda tela.
  • Linkedin: a maior rede social corporativa do mundo é focada no mundo dos negócios, sendo muito utilizada para networking e contratações.
  • WhatsApp: o aplicativo de mensagens instantâneas é o mais popular no Brasil.

 

  1. Produza conteúdo personalizado

 Depois de criar um perfil, você precisa mantê-lo atualizado, produzindo conteúdo para o seu público. Esse conteúdo faz muito pela sua marca:

  • Como vender mais
  • Dar visibilidade
  • Agregar valor
  • Fidelizar seus clientes

Então pense muito bem no que vai postar.

Muitas empresas cometem o erro de transformar seus perfis em meros canais comerciais. Não caia nessa armadilha. Lembre-se que estamos falando de redes “sociais”, ou seja, se você focar apenas em vender, vai perder o interesse do seu público.

Essa estratégia até funciona para alguns segmentos específicos, como o gastronômico, mas, de uma maneira geral, você deve desenvolver conteúdos interessantes, instigantes e criativos para chamar a atenção e engajar as pessoas.

 

  1. Faça investimentos

 Ao contrário do que muita gente costuma pensar, as redes sociais não são um lugar dos sonhos onde sua empresa pode anunciar de graça e colher os louros do sucesso. É verdade que não custa nada para montar seu perfil e começar a postar, mas para chegar até seus clientes é outra história.

As redes sociais, como o Facebook, estão diminuindo cada vez mais o alcance das publicações não pagas. Ou seja, fazer propaganda de graça até é possível, mas muito, muito difícil. Então como vender mais usando anúncios on-line? A saída é bolar um planejamento e investir sistematicamente para impulsionar e patrocinar suas publicações.

 

  1. Conheça melhor seu público

 Uma das maiores vantagens das redes sociais que vai ajudar muito você a definir como vender mais é a possibilidade de ver em detalhes quem é seu público. Além de permitir que você veja o perfil de quem segue ou curte sua página, você consegue segmentar seus clientes por uma grande série de filtros:

  • Idade
  • Região
  • Sexo
  • Interesses
  • Entre outros

Essa é uma informação muito interessante para empreendedores que desejam descobrir como vender mais nas redes sociais. Saber quem de fato está consumindo seu produto ajuda você a definir melhor suas estratégias de comunicação. Você pode ver qual o grupo mais interessado nos seus serviços e qual precisa ser melhor trabalhado. O que nos leva ao próximo tópico.

 

  1. Colha feedbacks

 Outro grande ponto positivo das redes sociais que pode fazer toda a diferença para aprender como vender mais é a possibilidade de comunicação com os clientes. Nos seus perfis, você tem um canal direto com quem compra ou gosta dos seus serviços e pode usá-lo para colher opiniões sobre o seu negócio e usá-las para melhorar.

 

É muito importante destacar, contudo, que essa é uma ferramenta que precisa ser utilizada com cuidado. Nem sempre os comentários que você vai receber serão elogios – ou mesmo bem-educados. É preciso ter profissionalismo para responde-los da maneira adequada ou você corre o risco de queimar seu nome nas redes sociais. Lembre-se que você está falando em nome da empresa.

 

  1. Comunique-se com seu público

 Dito isso, aproveite as possibilidades que as redes sociais fornecem e interaja com seu público. Fale diretamente com ele, proponha atividades, entretenha-o. Não precisa ser algo relacionado diretamente com seu produto. Mensagens com perguntas costumam funcionar bastante. Então, use-as sempre que puder. Pergunte como foi o fim de semana ou o que elas pretendem fazer no feriado.

O importante desse passo é incentivar a interação. Isso torna sua marca mais próxima dos clientes e ajuda a idealizá-los. Só não esqueça de medir bem o tom das mensagens, que deve estar sempre de acordo com a sua marca. Depois que você aprender a se comunicar com seus clientes da maneira certa, aprender como vender mais nas redes sociais vai ficar muito mais fácil.

 

  1. Como vender mais investindo em mobile

 Hoje em dia, é praticamente impossível viver sem celular. Para você que tem um negócio, isso significa mais um canal de comunicação com seus clientes. Então, aproveite ao máximo. Quando for criar seus anúncios on-line, pense também em formatos mobile. Isso vale também para o seu site.

Além disso, o WhatsApp pode ser um grande aliado na sua relação com os clientes. Através dele, você tem contato direto com as pessoas interessadas no seu negócio 24h por dia. É uma excelente oportunidade tanto para prestar um atendimento personalizado quanto para divulgar novidades e promoções. Mas atenção: tome muito cuidado para não ser invasivo e acabar afastando o cliente.

Concluindo

Como você pode ver, as redes sociais são ótimas aliadas na busca constante sobre como vender mais. Então, lembre-se sempre de incluí-las no seu plano de marketing. O ideal é que você contrate o serviço de uma agência especializada para fazer o serviço. Da mesma forma que a internet pode ajudar, ela também pode causar uma grande dor de cabeça se não for utilizada com cuidado.