Contratação: fazendo seleção de seus colaboradores

Muitos empresários passam por um momento de dificuldades ao entrevistas candidatos à vagas de sua empresa. Uma tarefa que deveria ser simples, às vezes, pode ser tornar confusa caso você não seja um especialista em RH. Porém, ter o conhecimento da empresa como um todo ajuda bastante na busca pelo colaborador certo para cada função.
Primeiramente, montar um job description para a vaga é um ótimo início. Relate no documento o perfil do colaborador e as principais atividades que ela irá exercer. Com isso já é possível montar um grupo de pessoas que têm mais habilidade com as funções. Pensar nas características de cada função também é válido. Algo como: ter raciocínio lógico, criatividade, entre outras.
Pensar nos comportamentos que a pessoa deverá ter também é uma tarefa importante. Exemplo: se a função for técnica, é necessário garantir que a pessoa seja objetiva, que lide bem com prazos, mesmo sob pressão e que seja focada em resultados.)
Ao receber os currículos dos candidatos, realize anotações de dúvidas que surgirem ou curiosidades. Assim, você não esquece de nenhum detalhe. Na entrevista, marque o local e horário com o candidato e seja cordial, deixando-o a vontade. Ao iniciar a conversa, comece com perguntas de quebra-gelo e aproximação procurando algo em comum com o candidato ou algum tema do dia. “O trânsito estava pesado hoje, não é? Foi tranquilo chegar até aqui?” ou algo como “Nossa, o Sol está maravilhoso hoje, raro para um dia de inverno. A propósito, você gostaria de um copo de água?”.
Por fim, lembre-se que não há uma regra clara para dar a resposta ao candidato, pois depende do processo, da vaga, da urgência de sua empresa e do tempo que você possa se dedicar à seleção. Deixe claro com os profissionais o tempo e o prazo do processo, mencione a data que pretende dar um feedback e a cumpra, tanto para o feedback positivo ou de agradecimento pela participação. Mas é importantíssimo que você retorne, não deixando os candidatos esperando.

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress