Dia dos Namorados (12/06): Como divulgar seus produtos e lucrar mais.

O Dia dos Namorados é uma data especial, e isso não engloba só os casais. Para os vendedores, a época é uma oportunidade e tanto. Isso porque é considerada a terceira data que mais há aumento de vendas, perdendo apenas para o Natal (primeiro colocado) e para o Dia das Mães. Para não deixar essa chance de lucro passar em branco, confira algumas estratégias essenciais para vender mais.

Invista na vitrine

As vitrines têm um papel importante na loja, é ela quem determinará se o cliente entrará ou não no estabelecimento. No Dia dos Namorados, não é diferente. Não hesite em investir na vitrine, chame a atenção, atraia a público.

A vitrine permite utilizar a própria loja como mídia. Para isso, use e abuse de cartazes especificando produtos e promoções. Manequins temáticos também são de grande eficiência, é possível, por exemplo, contar uma história de amor através deles. Manter um visual limpo é importante, vitrines poluídas geram rejeição de quem a observa. Uma boa dica é utilizar produtos do mesmo modelo em diferentes cores.

A organização da vitrine não pode ser deixada de lado. Manter os itens na altura média dos olhos dos consumidores é de grande ajuda na organização (isso não significa que itens no chão e no teto são dispensáveis, mas deve se focar na altura média). A iluminação deve ser voltada aos pontos principais de atenção, entretanto, deve se ficar atento para não formar sombras.

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Ofereça promoções

As promoções são um atrativo e tanto, não existem clientes que não gostam de uma boa promoção. No Dia dos Namorados, elas podem ser essenciais para o aumento das vendas. A data aumenta, e muito, a procura por demanda de presentes, para diferenciar sua loja das demais, abaixar o preço é uma estratégia muito consistente.

Uma dica para criar promoções atraentes é confeccionar kits com produtos semelhantes (da mesma marca, de preferência) e oferecer uma vantagem com relação ao preço normal, além de os kits serem muito aceitos pelas pessoas, são capazes de estimular o consumidor a estar comprando mais produtos.

Outra opção é fazer uma pesquisa dos produtos mais procurados para presentes no Dia dos Namorados e oferecer uma lista para todos que entram na loja. Isso auxiliará na decisão, poupando tempo e colocando certos artefatos em destaque na loja, além de demonstrar preocupação por parte do vendedor.

Oferecer brindes é uma saída muito eficiente, aliás, quem presenteia também gosta de ser presenteado. Oferecer vale presentes também auxilia quem ainda não tem em mente o que comprar.

 

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Personalize os produtos

Produtos personalizados são muito bem vistos pelo público e podem ser um diferencial na hora da decisão de compra. Utilizar embalagens temática é uma forma de comunicação direta e constante com o cliente. Abuse na criatividade, decore embalagens (como forma de coração é uma boa opção), ofereça aos clientes caixas temáticas e papéis de presente.

Montar cestas comemorativas temáticas também é valido. Isso ajuda a incrementar o produto, agregando valor ao mesmo e subindo o volume de vendas.

Ter caixas pré-definidas paras as datas comemorativas ajuda a poupar tempo e evitar imprevistos de confecções. Por isso, se prevenir é sempre importante.

Utilize as redes sociais

As redes sociais, nos dias atuais, são consideradas o meio de divulgação mais vantajoso dentre os demais, isso porque atinge públicos de todos os tipos sem precisar, na maioria das vezes, de um investimento (há impulsionamentos e uso de mídia paga, mas nem todas as empresas utilizam).

Por isso, compor uma campanha integrada destinada às redes sociais é muito interessante. Peças publicitária, vídeos e ações de guerrilha, postados no Facebook, Instagram, Twitter, atraem muito a clientela. Se a campanha for realmente impactante, os próprios clientes farão o marketing da loja, divulgando e compartilhando com seus amigos e contatos.

Convidar o consumidor para a loja, oferecendo uma senha para garantir um brinde e cupons de descontos, é muito válido.

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Marketing Sensorial

Utilizar o marketing sensorial interfere no comportamento do consumidor, cores agradáveis e chamativas, por exemplo, atraem atenção do mesmo. Outra alternativa é escolher a música certa para tocar na loja. Uma música rápida faz com que o cliente se movimente mais rápido na loja (não necessariamente diminuindo o volume de compra), enquanto uma mais lenta faz com que ele fique mais calmo, se movimente com mais atenção pela loja, podendo também aumentar suas compras.

A música errada ou muito alta pode espantar o público, por isso é sempre importante observar quem é seu público alvo e escolher as opções certas.

Essa publicação conseguiu deixar claro as estratégias que devem ser utilizadas no Dia dos Namorados? Veja também o post Como atrais clientes para minha loja.

 

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