Dicas de gestão para empreendedores iniciantes

Entrar no mundo dos negócios nem sempre é uma tarefa fácil, o caminho de um empreendedor é repleto de desafios e obstáculos que exigem persistência e muita paciência para seguir com os planos. Muitas pessoas podem encontrar dificuldade no começo para realizar a gestão da empresa. Confira abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar.

O começo do empreendimento

Começar o seu empreendimento da melhor maneira possível tornará as outras etapas e os possíveis problemas que você encontrará pela frente, muito mais fáceis de serem enfrentados. Apesar de um empreendedor lidar o tempo todo com riscos, a paciência e cautela são fatores crucias para o sucesso de um negócio.

Se a sua empresa está no começo, você já precisa pensar em formalizá-la o mais rápido possível, muitas pessoas evitam ao máximo a formalização para burlar os altos impostos que são cobrados das empresas. Esses impostos envolvem gastos, no entanto, são gastos necessários para que a sua empresa possa crescer futuramente.

Cadastrar sua empresa no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa jurídica) permite que você tenha acesso ao financiamento empresarial, emissão de nota fiscal, compra de fornecedores com desconto, obter uma maior facilidade para conseguir parcerias para o seu negócio e um melhor relacionamento com os bancos.

A formalização da empresa é um passo importante para que você possa realizar uma boa gestão da empresa, você terá maior controle sobre seus produtos através das notas fiscais, já que poderá usar a tecnologia a seu favor, utilizando softwares que permitem o controle das notas e a gestão de outros recursos.

Análise do mercado

shutterstock_311333621

A análise do mercado é essencial para segmentar seu público e seus serviços, realize um planejamento estratégico de marketing para compreender melhor a sua empresa, você pode usar as informações e dados que serão levantados ao seu favor:

  • Público-alvo;
  • Pontos positivos e negativos da empresa;
  • Concorrência;
  • Meios de divulgação dos produtos.

Esses e muitos outros fatores que envolvem um planejamento estratégico de marketing geram informações que o auxiliarão na gestão. Saber onde você deve investir dentro do seu negócio e como está o ambiente externo é essencial para tomar decisões.

Para realizar uma boa gestão é imprescindível que você tenha conhecimento de tudo que envolve a sua empresa, tanto internamente quanto externamente, assim será mais fácil organizar dados e realizar relatórios de como anda o desenvolvimento das produções e dos serviços realizados.

Estudo, dedicação e administração

Um bom empreendedor deve estar sempre atualizado e em constante processo de estudo. Independentemente da sua área ou formação, é importante que você aprimore os seus conhecimentos a respeito de administração. Quanto mais informações você tiver sobre administração, melhor.

Use e abuse do que está ao seu redor, a internet possui muito material interessante que aborda os conceitos básicos da administração. Para uma boa gestão é necessário integrar várias ferramentas e utilizá-las em seu favor.

Livros, palestras, workshops, invista em conhecimento, você notará a diferença em seu modo de pensar e verá que utilizar a administração é um fator que impacta na gestão de uma empresa de forma extremamente positiva.

Um erro comum

shutterstock_451097491

Não misture as finanças da sua empresa com gastos pessoais, esse é um erro que muitos empreendedores que estão iniciando seus projetos cometem. Utilizar o caixa da empresa para pagar despesas pessoais irá causar problemas na administração financeira.

Não há como saber o lucro real da empresa se você não realizar essa separação. O ideal é fazer um diagnóstico financeiro e estabelecer todos os seus gastos pessoais e os da empresa. Definir o seu salário conforme é possível em relação à situação do seu negócio é crucial.

O seu lucro como empresário também deve ser distinguido do lucro da empresa, essa parte do dinheiro deve ser direcionado para investimentos e capital de giro. A gestão financeira será bem mais simples se você realizar a separação.

Utilize contas bancárias distintas, assim ficará muito mais fácil identificar os gastos e lucros, além de que as questões fiscais, como comprovar o faturamento e o imposto de renda, não serão uma confusão.

Gestão e tecnologia

shutterstock_105421988

Utilize a tecnologia: um grande recurso que pode ser usado por qualquer empreendedor são os sistemas de gestão online. Utilizar estes softwares torna o processo de gestão muito mais fácil e simples, melhorando o desenvolvimento do seu negócio e auxiliando na gestão de vários setores que envolvem a sua empresa.

Os sistemas de gestão permitem que você tenha um controle financeiro detalhado do seu negócio, apresentando dados de como estão os lucros da empresa, quais são os gastos, quais contas serão recebidas, quando serão recebidas, colocando todos os arquivos em um servidor online, sem correr o risco de perder alguma informação ou documento importante.

O controle de estoque também é possível através dos sistemas de gestão online, possibilitando saber exatamente quantos produtos estão disponíveis, se será necessário pedir mais matéria-prima ou não. Assim você evitará desperdícios e estará sempre pronto para atender à demanda de seus clientes.

As vendas, parte fundamental de uma empresa, podem ser controladas através do sistema de gestão, organizando dados que envolvem desde as compras que foram realizadas até os orçamentos feitos. Proporcionando ainda um relatório geral e preciso das vendas, que pode ser utilizado para diversos fins, como planejar uma ação de vendas para um produto específico.

Utilize os recursos

A gestão de uma empresa envolve muitos fatores que, para quem está iniciando no meio do empreendedorismo, podem ser muito complicados. Utilizar de recursos como um sistema online irá facilitar a gestão de vários aspectos que envolvem o controle da empresa, não perca tempo e procure um sistema que encaixe com as suas necessidades.

Veja também o nosso e-book gratuito sobre como modernizar o seu escritório:

INBMYR-131_bannerCTA