A importância da nota fiscal eletrônica

Myrp_pauta_4Out_1200x627 2

A nota fiscal eletrônica é extremamente importante para manter uma relação saudável entre comerciantes e compradores, além de garantir os direitos do consumidor, a nota fiscal também evita a evasão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Conheça a importância de emitir as notas fiscais eletrônicas e os riscos que sua empresa corre em não emiti-las.

Para o que serve a nota fiscal?

A nota fiscal é a etapa final da venda e conta com informações importantes. Nela é possível encontrar onde e quando o consumidor adquiriu o produto, além de comprovar a garantia da mercadoria, informando o seu tipo, série, modelo, marca e valor.

A importância de emitir nota fiscal

A nota fiscal é um direito do consumidor, além de ser a prova de que a empresa paga seus tributos de forma correta e os relativos percentuais são devidamente recolhidos pelo governo. As notas fiscais são indispensáveis para manter a empresa em dia, criando confiança para os fornecedores e clientes.

Segunda via

Em caso da perda da primeira via da nota fiscal, o consumidor pode entrar em contato com o fornecedor e solicitar a segunda via

Nota fiscal eletrônica.

A nota fiscal eletrônica é emitida e armazenada eletronicamente em suporte digital. Sua validade jurídica é garantida com assinatura digital do emissor e do receptor. Já a validação do documento é feito por parte das autoridades fiscais.

Penalidades.

Não emitir notas fiscais, falsificar ou omitir valores é ilegal e contam com consequências severas. A penalidade para a sonegação pode variar de reclusão de 02 a 05 anos, além da multa – que pode atingir até 225%, conforme artigo 1º da Lei 8.137/1990 e artigo 44 da Lei 9.430/1996.

Não tenha problemas com documentos eletrônicos. Conte com o suporte do myrp e mude a história da sua empresa.