NFC-e para micro e pequenas empresas: qual o impacto?

Ser um gestor implica em muito mais do que ter uma ideia, abrir um negócio e o gerir para que dê lucros. É de responsabilidade da administração, por exemplo, boas práticas de governança corporativa para que o negócio se mantenha saudável e apresente um bom crescimento sustentável.
Essas boas práticas envolvem atuar com transparência, equidade e fornecer prestações de contas com frequência. Ou seja, em boa parte, manter sempre todos os envolvidos informados, e a informação muito bem trabalhada, acessível e armazenada.
nfe_para_micro_pequenas_empresas_02
Uma ferramenta indispensável para o controle de dados e informações, principalmente relacionados a produtos, serviços e valores, é a nota fiscal. Além de ser uma forma de controle e regulamentação do Estado, elas auxiliam a empresa a manter registros sobre suas transações de compra e venda e a estar em dia com suas obrigações de forma clara, por apresentarem as informações acerca dos tributos pagos pela organização.
 

Nota fiscal

As Notas Fiscais são documentos muito importantes para a rotina da empresa. Elas possibilitam formalizar o registro de todas as operações envolvendo produtos e serviços que a organização realiza. Ainda, através dela é que o Estado é capaz de comprovar que tais transações foram realizadas de forma correta.
nfe_para_micro_pequenas_empresas_03
No mesmo documento é possível registrar e confirmar a compra do consumidor, além de demonstrar que a empresa anda de acordo com o Fisco ao pagar os seus tributos corretamente. Quem fica responsável por esses documentos é a SEFAZ (Secretaria da Fazenda), que é responsável por controlar e analisar os dados que as empresas entregam, para garantir que o cálculo e o recolhimento dos impostos estejam realmente de acordo com as exigências que constam nas legislações.
 

Tipos de nota fiscal

Apesar de terem a mesma importância e praticamente a mesma finalidade, existem vários tipos de notas fiscais, dependendo do ramo de atividade que a empresa exerce. Alguns modelos, por exemplo, são para a prestação de determinados serviços, enquanto outros são especialmente para determinadas atividades.
Saber os tipos de notas fiscais aplicáveis para o seu negócio é de grande importância para garantir que a sua empresa esteja de acordo com a legislação e pagando corretamente os tributos referentes às transações realizadas. Portanto, converse com o seu Contador e alinhe essas informações antes de emitir notas fiscais.
nfe_para_micro_pequenas_empresas_04

Os três principais tipos de Nota Fiscal são:

  • Nota Fiscal Avulsa – utilizada em situações em que ocorre a venda e/ou revenda de produtos, ou a circulação de itens;
  • Nota Fiscal de Venda ao Consumidor – utilizada na venda direta de produtos;
  • Nota Fiscal de Prestação de Serviços – utilizada em situações onde ocorre

a prestação de serviços de uma empresa para outra.
 

A Nota Fiscal Eletrônica

Desde 2006, no entanto, através de um processo gradativo, o governo tem inserido na realidade das empresas a Nota Fiscal Eletrônica. Ela já é obrigatória em alguns estados e para algumas categorias de contribuintes. Mais segura e eficiente para a regulamentação e controle do governo, ela também auxilia e facilita o manuseio de informações por parte das empresas.
Elas já são amplamente usadas e tornam esse processo burocrático mais rápido e limpo, pois diminui o uso de papel e ainda diminui o gasto com máquinas específicas para impressão.
nfe_para_micro_pequenas_empresas_05

Impactos em aderir

Com o início de 2017, diversos estados brasileiros passaram a aplicar a obrigatoriedade da NFC-e em suas legislações para diversas categorias de contribuintes. Tal medida traz alguns impactos de replanejamento para as empresas. Entretanto, os benefícios e impactos positivos são maiores e mais atrativos.
 

A garantia de estar em dia com o fisco

Se adequar e aderir a NFC-e garante que a sua empresa esteja de acordo com o Fisco, mesmo que a obrigatoriedade ainda não a tenha atingido. Cedo ou tarde, com o avanço da tecnologia, novas obrigatoriedades nesse sentido serão propostas e estar na vanguarda pode ser mais barato e vantajoso para o seu negócio.
nfe_para_micro_pequenas_empresas_06

Mais credibilidade

Ser uma empresa que está de acordo com a legislação e que fornece os documentos exigidos pelo Estado, além de ser positivo perante o governo é positivo perante o mercado. Isso gera mais credibilidade entre os seus consumidores e fornecedores, pois traduz na confiança de que a empresa é séria e que vai realizar seus procedimentos de forma justa e segura.
 

Maior controle das obrigações

Ter as Notas Fiscais de forma eletrônica garante que a empresa possa ter controle sobre as obrigações pagas e devidas ao Fisco. Com o sistema automatizado nada passa despercebido e sem ser pontuado. Dessa forma, a empresa mantém-se em conformidade com o pagamento de seus tributos e é capaz de monitorar e analisar tais informações para melhorar suas operações relacionadas a isso.
nfe_para_micro_pequenas_empresas_07

Redução de custos

Manter o uso das Notas Fiscais físicas pode representar custos altos para a empresa, com o uso do sistema eletrônica você diminui o gasto com a impressão de papéis e com a manutenção e aquisição de impressoras específicas. Esses gastos podem acabar se convertendo em investimentos em outras áreas e melhorias visíveis em produtos, serviços e/ou processos.
nfe_para_micro_pequenas_empresas_08

Dados acessíveis

Com a utilização da forma eletrônica os dados ficaram acessíveis tanto para o consumidor, que poderá consultar a veracidade das informações, quanto para a empresa que terá total controle sobre as saídas e entradas de produtos e matérias-primas, por exemplo. Com dados disponíveis, traçar novas estratégias e fazer planejamentos é muito mais fácil e a possibilidade de assertividade fica muito maior.
nfe_para_micro_pequenas_empresas_09

Necessidade de sistemas de gestão

Uma das necessidades que surge é a de um bom sistema de gestão e emissão de notas fiscais. Sistemas como o myrp, por exemplo, auxiliam na emissão das notas fiscais da empresa, ajudam a monitorar os dados relacionados a elas e também fornecem ferramentas de controle de estoque, de vendas e proporcionam ótimas ferramentas de gestão financeira e fiscal. É possível controlar fluxos de caixa, com pagamentos e recebimentos, monitorar as vendas realizadas e gerir todos os documentos fiscais necessários para o andamento saudável do negócio.
nfe_para_micro_pequenas_empresas_10
Sair na frente e aderir a obrigatoriedade do uso da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica é uma ótima forma de ganhar credibilidade entre o mercado e perante os consumidores, além de facilitar o controle e a atualização de dados importantes para a empresa. Reduzir custos e estar em dia com o Fisco também são outros impactos positivos que a ação proporcionará às empresas. Um bom gestor deve estar sempre atento a esses impactos e avaliar a situação da sua empresa. E aí, como está a sua organização em relação à obrigatoriedade da NFC-e?
MYR_banner_ebook_Gestão-Fiscal-para-Pequenas-Empresas
 
 

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress