As novas tendências e conceitos do varejo

Além de um produto que atenda às suas necessidades, o consumidor busca mais do que nunca uma experiência única e distinta em todo o processo de compras. Não basta oferecer o preço competitivo, a qualidade alta e durabilidade, o produto precisa atender aos apelos subjetivos e intangíveis do público.
Ainda, é preciso oferecer produtos que despertem a atenção e o interesse do público de modo personalizado e segmentado.
Consumidores estão mais ligados a marcas, empresas e experiências de compra. Eles não querem apenas consumir, querem tocar, experimentar, conhecer, avaliar. A nova relação cliente e empresa não se rompe quando o consumidor finaliza a compra e, também, não se inicia quando o cliente entra na loja.
As novas formas de consumir estenderam, alteraram e reconfiguraram os conceitos do varejo. Além de o produto ou serviço, visão e valores da marca, atendimento, interação social e posicionamento empresarial serem, cada vez mais, relevantes para o público.
Pode parecer uma tarefa complicada para os comerciantes e lojistas, mas novos caminhos e visões de marcado prometem tornar mais eficiente e satisfatória a relação com o consumidor.

Seja digital

Empresas físicas precisam ter presença no meio digital e integrar atendimento e qualidade em seus serviços. Cada vez mais os consumidores estão buscando as empresas ou marcas na internet, seja para buscar endereços ou canais de contato, seja para interagir, comprar ou avaliar.
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É necessário pensar na melhor usabilidade dos recursos digitais para a sua empresa para proporcionar e oferecer canais de comunicação com os clientes ou público em geral, facilitar a venda através de lojas virtuais ou promover a interação e ampliar a divulgação da sua empresa. Além de digital, tem que atentar-se à personalização, à eficiência e à comodidade, por isso conheça o público, alinhe a linguagem e tenha um site ou e-commerce compatível com celulares e tablets, assim seu público se interessa em seu conteúdo em qualquer um dos meios que esteja utilizando.
 

Seja digital e inovador

Apesar dos conceitos de empresa digital serem relativamente recentes para o mercado, eles já não são novidade para o consumidor. Redes sociais, publicidade digital, e-commerce e interação por aplicativos nem sempre bastam para atender às expectativas de uma geração cada vez mais conectada e exigente.
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Lojas físicas podem investir em e-commerces e apostar em formas alternativas de compra. Modalidades em que o cliente compra no site e retira na loja, economizando no frete, por exemplo, se destacam e atraem consumidores. Já lojas virtuais podem intensificar a personalização, oferecendo vantagens exclusivas e focadas nos interesses do cliente.
Inovação deve ser palavra-chave para o varejo. Buscar alternativas que contemplem o público e tornem a compra mais fácil, atrativa e especial.
 

Tendências na oferta

Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, o mercado que aposta em novidades e produtos digitais tem grande chance de conquistar um público fiel. A tecnologia atrai os consumidores que buscam novas ferramentas e produtos mais modernos, ágeis e com design interativo.
Os serviços e produtos que trazem novidades tecnológicas têm a vantagem de cativar um público interessado e ávido a conhecer sempre mais novidades.
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Mas o retrô e o tradicional também têm força nos novos conceitos de comércio. O mercado tem uma forte demanda por produtos que incitam à nostalgia, trazem memórias de infância ou reproduzem elementos de anos ou décadas passadas. Com o crescimento da tecnologia aplicados a utilidade e design dos produtos, também cresce a procura por produtos simples e artesanais, trabalhos manuais ou com aparência clássica.
 

Personalização e integração

Há algum tempo o varejo investe em personalização, ofertando desenhos e estampas únicas, além da opção de gravar nomes, fotos ou imagens pessoais nos produtos. Esse tipo de personalização conquista consumidores que buscam adquirir produtos mais pessoais e com maior nível de emoção ou sentimento, pois há uma relação íntima e mais forte entre o consumidor e o produto.
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Além de disponibilizar mais variedade aos clientes, uma tendência de varejo é elevar a personalização a níveis cada vez mais íntimos e pessoais fazendo o consumidor acompanhar e se sentir participante do processo de produção. Por exemplo, ao invés de apenas selecionar as cores, estampas ou enviar imagens pessoais para a fabricação do produto, o consumidor tem maior participação em várias etapas, escolhendo material, tamanho, embalagem e formas de entrega.
A integração na produção reforça laços emocionais entre consumidores e produtos, também aproxima a marca do público e torna a experiência de compra um processo individual, pois envolver emoções nos produtos ou conteúdos reforça a imagem da empresa perante o público que busca essas novas formas de interação.

Engajamento

As novas formas de comprar e interagir com as marcas envolve um público perceptivo e interessado também nos valores da empresa. Sobretudo as novas gerações vêm com uma preocupação social e ambiental que se estende à atuação de marcas e negócios. Se os valores ganham peso na escolha do consumidor, é fundamental que isso esteja atrelado ao produto e perceptível ao cliente.
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Empresas que usam recursos sustentáveis, material reciclável e trabalham com conceitos relacionados ao bem-estar e vivência social, ganham espaço entre os consumidores. Conceitos como sustentabilidade e ecologia são demandas preciosas de um novo hábito de consumir.
 

Planeje, crie e exponha

Atrair o público não é tarefa fácil, sobretudo em meio à diversidade de ofertas do mercado, que dispõe de inúmeros concorrentes para cada produto ou serviço. Mais do que divulgar os produtos, as empresas devem criar interação com o consumidor, tornar cada item relevante e melhor a forma de conhecer o produto.
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Exposições, eventos e publicidade interativa são formas de evidenciar a sua empresa em meio a tantas ofertas. Além de aproximar e atrair a atenção do consumidor, essas estratégias reforçam a presença da marca no mercado, divulgam os conceitos de cada produto e favorecem a experiência além da compra, aquela em que a marca cria uma atmosfera íntima, humana e interessada nas necessidades e bem-estar do público.
A importância de planejar e focar na satisfação do cliente é que, em exposições e eventos de divulgação, tudo fica efetivamente mais evidente e ganha dimensões maiores, isso inclui os aspectos bons e os ruins. Clientes insatisfeitos, produtos que não atendam às necessidades do público ou campanhas mal elaboradas resultam em avaliações ruins e ampla divulgação desses resultados.
 

Acompanhe

Dicas de mercado, tendências e novidades devem ser sempre avaliadas para ajudarem a definir estratégias e a delinear os caminhos da empresa. Investir em inovação no varejo e ficar por dentro de lançamentos pertinentes ao seu público é a melhor estratégia para ter sucesso.
 
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