Planejamento Empresarial 2017: como aplicar as promessas de ano novo

Possuir um planejamento prévio que compreenda o universo da empresa e suas possibilidades pode colaborar com a tomada de decisões e obter maior compensação dentre os objetivos traçados.
É saber o que fazer, onde fazer, como fazer e quem vai fazer. É ter maior controle do caminho traçado pela empresa. 2017 será o ano da sua empresa alcançar todos os objetivos traçados. Mas você está preparado para aplicar suas promessas de ano novo?
banner-ebook-planejamento-financeiro

Planos estratégico, tático e operacional

Na hora de montar seu Planejamento Empresarial, foram juntou informações, objetivos e procedimentos detalhados para construir uma base de sucesso de forma macro e micro dentro de sua própria empresa.
É importante observar como cada um desses âmbitos tem a necessidade da clareza, concisão e coerência, para que o momento de agir caminhe com mais fluidez até a eficiência dentro dos prazos estabelecidos. Todos os âmbitos do seu planejamento vivem em união, mas podem ser separados entre três grandes áreas de interesse:

  • Plano estratégico – Corresponde às informações e objetivos de longo prazo que afetam a empresa como um todo.
  • Plano tático – Corresponde às informações e objetivos de curto prazo que afetam parte da empresa. Além disso, é onde cabe a decomposição e detalhes de objetivos de longo prazo.
  • Plano operacional – Corresponde aos planos de ação, recursos necessários, procedimentos, resultados esperados, políticas, orçamentos, normas, prazos e responsáveis. Ou seja, tudo o que estiver envolvido com a prática dos objetivos alinhada dentro dos dois primeiros planos, deve estar desmiuçada aqui.

 

Aplicação

Planejamento-empresarial-imagem4
Na hora de colocar a mão na massa e aplicar suas promessas, o plano operacional pode ser seu melhor amigo. Porém, os planos estratégico e tático ainda são fortes estruturas de conhecimento para ação e cumprimento dos objetivos.
Dada a importância do Planejamento Empresarial como um todo, é preciso caminhar junto aos interesses estabelecidos no documento. Então, por onde começar?
 

Objetivos

Planejamento-empresarial-imagem5
Esclareça os objetivos que envolvem a organização em geral e demonstre as ações e métodos que serão colocados em prática para que essas metas sejam alcançadas, sem deixar de mencionar os prazos para conclusão.
Quando os objetivos são responsabilidade de um setor, devem ser alinhados com este, sempre usando o planejamento como base. Também, sempre com seu prazo estabelecido.
Se possível, permita que esses objetivos estejam disponíveis para todos os envolvidos a qualquer momento. Para isso, separe-os por interesse e determine os responsáveis conforme os objetivos.
 

Responsáveis

Planejamento-empresarial-imagem6
Com a demonstração dos objetivos junto de seus prazos correspondentes, é preciso denominar os atores das ações com confiança para cumprir o esperado.
Um objetivo a longo prazo, que envolve a empresa como um todo, deve ter como apoio mais do que um colaborador ou a organização inteira, caso seja possível. Nesse caso, a união entre todos deve ocorrer em prol da conclusão, muitas vezes com o desempenho e eficiência do cumprimento de outros objetivos de curto prazo.
Por isso, é muito comum que os objetivos do âmbito estratégico sejam conquistados a partir de objetivos de curto prazo da esfera tática. Funciona do menor para o maior.
Dessa forma, é preciso que os objetivos estejam à mão dos responsáveis mais coerentes. Ou seja, objetivos que eles possam cumprir sem afetar negativamente o desempenho de seu papel na empresa.
 

Procedimentos

Planejamento-empresarial-imagem7
Os procedimentos devem acontecer conforme as normas, ações e objetivos citados dentro do Planejamento Empresarial. Com as metas estabelecidas e os responsáveis escolhidos, a parte de procedimento deve ocorrer com mais fluidez.
O mais interessante a se fazer enquanto os procedimentos são aplicados é encontrar maneiras de sustentar as dúvidas dos envolvidos com bases de informações sólidas, que vão além do Planejamento Empresarial.
Outra ação de eficiência é saber realizar uma gestão de crise, caso os objetivos não estejam sendo cumpridos dentro do esperado, como forma de amenizar os possíveis prejuízos causados pela deficiência.
Depois de cumpridos por meio dos procedimentos, os objetivos devem ser mensurados e analisados como forma de melhoria para objetivos futuros e correção de problemas. Com o sucesso incontestável de uma meta, as projeções para o próximo ano podem ser ainda mais otimistas.
 

Outras dicas

Planejamento-empresarial-imagem8
Confira outras dicas que podem ser aplicadas durante a vigência do seu Planejamento Empresarial de 2017:

  • Verifique a possibilidade de problemas em todos os setores.
  • Incite o interesse dos colaboradores na busca pelos objetivos.
  • Alerte seu pessoal sempre que houver mudanças em qualquer esfera da empresa.
  • Se julgar necessário, redefina a natureza dos objetivos, como o tempo e os recursos, por exemplo.
  • Integre funções e setores quando houver necessidade, oferecendo a participação e visão de outros colaboradores para objetivos diversos.
  • Identifique novas oportunidades dentro da execução das ações, promovendo sua eficiência e planejando novas metas.

https://www.myrp.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/12/banner-ebook-planejamento-anual.jpg

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress