Por que a integração de processos é importante? Entenda

A integração dos processos contábeis e fiscais é extremamente relevante para as empresas e gera vantagens tanto para os contadores, quanto para os seus clientes, ou seja, os empresários.

Nesse contexto, a tecnologia precisa ser uma aliada das organizações, pois é por meio de sistemas de gestão, e da chamada contabilidade em nuvem que se torna possível fazer a integração de processos nas empresas.

Ter um sistema que possibilite que as tarefas sejam integradas só oferece vantagens para os negócios. Quer conhecer os os benefícios que fazem com que essa prática seja tão importante? Então, continue a leitura deste post e confira!

Economia de tempo

Vivemos em uma época em que tudo precisa ser resolvido de forma ágil e as pessoas precisam ser multitarefas. Por isso, o tempo é algo cada vez mais valorizado e a automatização das atividades é algo muito relevante, estando diretamente ligada à integração contábil.

Além de demandar menos tempo para as operações contábeis na empresa e no escritório de contabilidade contratado, os resultados apresentados são mais efetivos e dão origem a relatórios que podem ser acompanhados por contadores e clientes, possibilitando maior qualidade de gestão.

Agilidade nas entregas

As empresas precisam entregar diversos documentos e itens fiscais para a Receita Federal e outros órgãos. Caso essas legislações não sejam cumpridas, a organização pode sofrer penalidades, como o pagamento de altas multas.

Assim, ter agilidade nas entregas é algo extremamente relevante, e um sistema de gestão que garante a integração de processos é a ferramenta ideal para que isso realmente se efetive.

Padronização dos históricos

Os lançamentos contábeis de uma empresa não devem ser feitos de qualquer forma e, com uma grande diversidade de expressões, nem um mesmo procedimento. Por isso, é importante adotar um padrão.

Ao fazer a integração contábil, os sistemas automaticamente salvarão históricos de lançamentos antigos, gerando assim, uma espécie de layout que pode garantir uma padronização de tudo o que é lançado.

Organização

Manter a empresa sempre muito bem organizada garante que os trabalhos sejam feitos com qualidade e eficiência. Além disso, com os documentos em ordem, o escritório contábil responsável pela organização fiscal da companhia também terá recursos para executar as suas funções com maestria.

Isso fará, também, com que o contador tenha um papel mais estratégico e menos operacional ao desempenhar as suas atividades, atuando mais como um consultor empresarial do que como um mero prestador de serviços.

Diminuição do retrabalho

O retrabalho é algo muito comum no setor contábil quando não existe uma integração das atividades. Isso acontece porque calcular manualmente as horas trabalhadas pelos funcionários, ou a quantia de dinheiro que pode ser investida para a compra de novas mercadorias, costuma demandar um tempo excessivo.

Além do tempo gasto, essas atividades realizadas no modo manual podem acabam causando erros graves, ou mesmo fatais, para a saúde financeira e para a organização de um negócio.

Com um sistema integrado, é possível executar mais facilmente tarefas como controlar a jornada de trabalho dos colaboradores, o que traz muito mais facilidade ao momento de fechar a folha de pagamento mensal. O mesmo ocorre com as outras áreas da empresa que são integradas em um mesmo ambiente digital.

Facilidade na elaboração do planejamento tributário

O planejamento tributário é extremamente relevante para as empresas, pois é ele que garante o enquadramento do negócio de acordo com os regimes escolhidos, garantindo, assim, a legalidade do negócio. Esse documento também é importante para que a empresa possa buscar as menores alíquotas possíveis, além de obter mais transparência nas contas a pagar ou a receber.

Com a integração de todas as áreas que envolvem dinheiro ou recursos contábeis, ficará muito mais fácil ter uma visão ampla do negócio e, assim, fazer um planejamento tributário completo e que realmente possa ser executado com eficácia.

Auxílio na elaboração do balanço patrimonial

Assim como o planejamento tributário, o balanço patrimonial é essencial para as empresas e deve ser realizado cotidianamente para que as organizações mantenham seus diversos setores em ordem e consigam cumprir com as exigências da legislação.

Para fazer a elaboração do balanço patrimonial, é preciso ter ciência de tudo o que a empresa possui, como:

  • a sua infraestrutura;
  • o seu maquinário;
  • as suas contas bancárias;
  • os itens ;em estoque;
  • os valores a receber
  • ou as dívidas que precisa pagar.

Desse modo, com a integração das atividades contábeis em um único sistema de gestão, fica muito mais fácil ter acesso a todas essas informações e fazer um balanço patrimonial ainda mais completo.

Melhora da relação profissional entre empresa e contador

A integração de processos também proporciona uma melhor relação profissional entre a empresa, o contador e os demais colaboradores do escritório contábil, já que o prestador de serviços contábeis e a direção da companhia poderão se reunir cotidianamente para pensar juntos em novas estratégias, aumentando a proximidade entre si.

A qualidade dos serviços que a integração oferece também fará com que haja mais transparência no trabalho entre o escritório de contabilidade e a empresa contratante, gerando, assim, uma relação de confiança mútua.

Satisfação do cliente

Quando um contador indica um sistema de gestão que possibilita a integração de processos para os seus clientes, logo eles perceberão a eficácia desse tipo de programa. Afinal, os benefícios que eles terão serão muitos.

Os resultados positivos, certamente, farão com que os seus clientes tenham mais satisfação pelo serviço prestado por você e poderão indicar o seu trabalho para outros empresários, o que pode fazer com que você aumente a sua cartela de parceiros.

Como você pode perceber, ter um software de gestão é fundamental para a integração de processos no meio empresarial. Essa ferramenta fará com que todos os procedimentos sejam mais ágeis e produtivos, gerando todos os benefícios anteriormente citados, tanto para você, quanto para os seus clientes.

O Myrp é um sistema de gestão que tem funcionalidades contábeis integradas e que pode ser muito relevante para que você indique aos seus clientes. Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail materiais interessantes como esse, sempre em primeira mão.

Marcos Gaubert - Gerente de Marketing

Gerente de marketing no Myrp Gestão, atleta amador e pai da Laurinha, alem de ser o responsável por toda geração de demanda para o time comercial, gosta de escrever, palestrar e fazer memes dos colegas.