Precisa de uma metodologia para que sua empresa alcance metas? Conheça o OKR.

Você sabe o que é um OKR? OKR – Objectives and Key Results – é um método para se alcançar um objetivo. Nada mais é do que a definição de um objetivo de forma simples e prática, para que seja de fácil compreensão e que o responsável por ele se sinta entusiasmado para alcançá-lo. Implementar esta metodologia é simples:

1- OKRs devem ser parte do DNA do seu negócio. Se você tem interesse em estruturar um processo para o alcance dos objetivos da sua empresa, você precisa estabelecer uma cultura de OKRs.

2- OKRs podem seguir duas vias: Bottom Up (definidos pelos colaboradores) e Top Down (definido pela diretoria ou gerencia). Diferente da metodologia comum, em que os objetivos vêm apenas de cima para baixo, esta metodologia leva em consideração o fato de que os colaboradores podem pensar mais nos detalhes que levam a concretização das metas. A principal tarefa dos diretores ou gerentes é garantir que sempre existirá alguém para pensar nestes detalhes.

3- Tenha em sua mente que OKRs são públicos para todos os colaboradores da empresa. O ideal é que eles ajudem a promover o engajamento dos seus colaboradores, afinal eles precisam estar envolvidos para que seu planejamento dê o resultado esperado. Relacione os objetivos de todos e mostre aos seus colaboradores que vocês são responsáveis pela evolução contínua da empresa. Vocês são um time em busca do mesmo objetivo final: o sucesso.

4- Sem complicações, OKRs devem ser simples e objetivos, além de mensuráveis. Para criá-los você deve seguir estes passos:

  • a) É obrigatório: todos devem conter números;
  • b)Cada um deles devem ser combinados entre o profissional e seu gestor;
  • c) Cada profissional deve possuir, no máximo, 5 objetivos macro, cada um com 4 resultados chave;
  • d) No mínimo, 60% dos objetivos deverão ser definidos pelo colaborador que trabalhará neles (Bottom up).

Lembre-se que OKRs elevam a produtividade e diminuem o stress no trabalho. Eles contribuem para que os profissionais da sua empresa compreendam melhor o seu escopo de trabalho e possam direcionar sua energia para o que realmente interessa. A produção aumenta de forma eficaz, a autoestima do seu colaborador também se eleva: colaborador motivado, empresa feliz.

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress