Sobreviver em época de crise: como administrar a sua empresa em períodos difíceis

O Brasil vive um momento de crise financeira e política jamais visto na história do nosso país. Além da dificuldade nacional, micros e pequenos empresários estão passando por crises internas, tendo que rever a sua administração para que a empresa sobreviva em períodos difíceis sem grandes consequências.
Sobreviver à crise e ter uma vida financeira saudável é um grande desafio para todo empreendedor. Sabemos que passar por uma crise financeira não é uma tarefa fácil, mas também não é algo inalcançável. Veja algumas dicas fundamentais para que administre bem o seu negócio em momentos de dificuldades.
Sobreviver em época de crise como administrar a sua empresa em períodos difíceis-1-jpg

Gestão financeira

A inflação brasileira está subindo constantemente. Em 2015 tivemos um aumento de 10,67%, a maior em 13 anos e a previsão para 2016 não é animadora.
Como podemos ver, o principal efeito da crise nas empresas é a sua gestão financeira, em que a falta de capital de giro é bem maior. Por isso, em momentos como este é preciso ter cuidado redobrado na sua administração de finanças.
É comum que micro e pequenas empresas trabalhem sem um plano de negócios bem alinhado. Porém, em períodos difíceis o primeiro passo para não se perder na crise é fazer um planejamento financeiro detalhado do seu empreendimento.
 
Sobreviver em época de crise como administrar a sua empresa em períodos difíceis-2-jpg

Controle e diminua os custos

Controlar e diminuir os custos da sua empresa é quase uma obrigação em momentos de crise. Você sabe tudo o que entra e sai do seu negócio? Faça pelo menos uma vez na semana um controle rigoroso do seu fluxo de caixa. Essa atitude irá ajudá-lo a fazer um levantamento com todos os custos e gastos da sua empresa e identificar o que pode ser dispensável naquele momento, coisas mais supérfluas.
Na hora de comprar algum produto ou serviço, pesquise bem os preços e então escolha o que te proporciona maior custo benefício. Outra dica importante é evitar fazer compras no crédito. Utilize essa opção de pagamento com controle e moderação, apenas em casos necessários e de extrema urgência.

Cuidado com os impostos

O Brasil é conhecido como um país que cobra muitos impostos. É obrigatório, que mesmo em crise, a sua empresa esteja em dia com toda a sua carga tributária. Isso evita que as suas dívidas com o governo virem uma bola de neve e o seu negócio tenha grandes problemas com a justiça federal.

Avaliação do mercado

Um erro comum entre os empresários é que quando uma crise se instala em sua empresa, ele só olha para os seus problemas internos. Chega um momento que vale a pena reavaliar o mercado no qual ela está inserida.
Faça uma análise dos seus principais concorrentes e estude o comportamento do seu público-alvo.

Tenha um Sistema de Gestão

Em períodos difíceis, organizar o financeiro da sua empresa é indispensável. Mas como fazer isso de uma maneira eficiente e que não dê muito trabalho? Simples, contrate um sistema de gestão!
O Myrp é um sistema simples, feito para facilitar a vida de empresários de todos os ramos, seja na prestação de serviços, transportes, indústria ou até mesmo no varejo e atacado. O nosso sistema auxilia no gerenciamento da sua empresa como um todo e de forma segura.
Com ele, é possível fazer uma gestão financeira completa, com controle de fluxo de caixa integrado com os seus documentos fiscais e em tempo real. Outra grande vantagem é que o Myrp também faz a Gestão fiscal do seu negócio, garantindo que todos os seus documentos fiscais eletrônicos estejam sempre atualizados e dentro das exigências da legislação.
Além disso, é possível ter um controle de vendas e de estoque, ou seja, você poderá monitorar toda a sua empresa online em tempo real de maneira simples e eficaz.
 

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress