Myrp

Gestão completa para a sua empresa

Clique e teste grátis

Fluxo de Caixa

Para uma empresa ter um bom rendimento no mercado, é preciso fazer um bom planejamento financeiro e ter um controle de fluxo de caixa muito bem feito. A gestão do fluxo de caixa é um grande problema para muitos empresários, principalmente em pequenas empresas.

 

Com o crescimento do seu empreendimento e mais clientes para atender, ter total controle torna-se um trabalho difícil. A falta de domínio pode trazer vários problemas ao seu negócio, uma vez que não tendo o conhecimento de quanto se recebe e gasta e as datas em que isto ocorre, não se sabe com precisão se a empresa possui sobra ou falta de dinheiro (saldo positivo ou negativo). Ter esse controle é imprescindível para a gestão financeira de qualquer companhia.

 

Mas você sabe o que é, como funciona e como você deve fazer o seu controle de fluxo de caixa? Não sabe? Vamos explicar tudo para você, venha conferir!

 

Controle de fluxo de caixa 1

 

O que é o Fluxo de Caixa?

 

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta de gestão para que o empreendedor tenha o controle das transações financeiras da sua empresa, preenchendo-o com todo o dinheiro que entra e que sai. O fluxo de caixa pode ser diário, semanal, mensal ou por um período aleatório. Nós recomendamos que, mesmo o seu modelo sendo por semana ou mês, é importante revisar e controlar as suas transações diariamente.

 

No fluxo de caixa você precisa ter algumas informações básicas como o Saldo Inicial em caixa, todas as entradas e saídas para que no final do dia você saiba qual o seu Saldo Disponível – que é a diferença entre o que foi recebido e o que foi pago – e o Saldo Final – que é a soma do Saldo Inicial com o Saldo Disponível.

 

Por que esse controle é importante?

 

É por meio desse controle que, a longo prazo, você poderá analisar como está a movimentação financeira do negócio e saber o que está dando lucro ou prejuízo.

 

O controle de fluxo de caixa é importante para que no futuro as suas decisões sejam bem pensadas, buscando melhorar o funcionamento e os resultados da empresa.

 

Para te dar um exemplo mais claro, vamos pensar o seguinte: quando o saldo está negativo, isso mostra que a empresa está tendo mais despesa do que lucro. Com o controle de fluxo de caixa você, como gestor, poderá encontrar com mais facilmente o que precisa melhorar para mudar este cenário, seja cortar custos, aumentar ou reduzir preços, serviços, ou até reprogramar pagamentos de forma a estarem coerentes com as datas de recebimento. Por exemplo, se você tem uma previsão de receber R$ 1.000 de um cliente no dia 20 e tem que pagar R$ 900 no dia 15 para um fornecedor, sugerimos negociar com seu fornecedor para que os pagamentos sejam programados  para o dia 20. Assim se seu saldo inicial for zero, por exemplo; você evita trabalhar 5 dias com fluxo de caixa negativo!

 

Como fazer o Controle de fluxo de caixa?

 

Controle de fluxo de caixa 2

 

Para fazer o Controle de fluxo de caixa da sua empresa, é preciso, acima de tudo, ter muita disciplina, seja o próprio empresário, gestor da área ou até mesmo o contador. É preciso anotar todas as entradas e saídas de dinheiro, sem deixar nada passar, para que assim seja possível ter o panorama fiel da situação financeira da empresa.

 

Antes o controle era feito por meio de planilhas elaboradas, com as fórmulas já escritas. Hoje em dia, encontramos ótimos softwares on-lines, muito mais práticos e seguros. É importante analisar o software com muito cuidado, para não contratar um que seja muito difícil de manusear e que tenha muitas coisas que você não irá utilizar.

 

Categorize tudo

 

O seu controle precisa ser muito bem organizado. A melhor maneira é separar os seus custos/despesas e receitas em categorias, como, por exemplo, aluguel, água, luz, fornecedores, funcionários, transporte, produção, embalagem, softwares e até sua margem de contribuição, entre outras, dependendo das necessidades da sua empresa. Quanto mais bem categorizado, melhor, pois assim você saberá em detalhes como está a entrada de dinheiro e para onde está saindo o dinheiro.

 

fluxo-de-caixa-2

 

É possível verificar o seu fluxo de caixa passado para entender no que é possível melhorar, onde vale a pena investir, ou até qual setor está dando mais despesa.

 

Vendas no crédito

 

As vendas a prazo estão cada vez mais frequentes, principalmente pelo uso do cartão de crédito. Isso faz com que muitas vezes não tenhamos conhecimento do dinheiro que realmente tem no caixa, sendo um grande problema na hora de pagar as contas. Com esse controle, você poderá se organizar por mais tempo, ficando preparado para todas situações.

 

Controle de fluxo de caixa 4

 

Fluxo de Caixa Projetado

 

Controle de fluxo de caixa 5

 

Com esse tipo de fluxo de caixa você pode fazer uma projeção a longo prazo, com base nos fluxos de meses anteriores. Assim, você estará munido para saber se você pode custear um novo investimento sem prejudicar o seu negócio.

 

Fazer o Controle de Fluxo de Caixa é essencial para a gestão financeira de uma empresa. Ele pode parecer simples, mas na prática ele exige muito do empresário, por ter uma rotina disciplinada. Mesmo assim, todo o processo vale muito à pena, principalmente quando a empresa começa a dar resultados positivos!

 

Sistema de gestão myrp

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Controle seu fluxo de caixa através de seus pagamentos e recebimentos integrados aos seus documentos fiscais de forma automática.

Saiba mais
Controle de Vendas

Controle de Vendas

Gerencie todo processo de vendas desde o orçamento até a emissão da nota fiscal.

Saiba mais
Controle de Estoque

Controle de Estoque

Garanta que seu estoque esteja sempre coerente com todas as entradas e saídas de produtos realizadas pela sua empresa.

Saiba mais
Gestão Fiscal

Gestão Fiscal

Tenha todos os seus documentos fiscais eletrônicos em conformidade com a legislação e sempre atualizados.

Saiba mais

Os Beatles e a contabilidade.

Imagem do postNa fantástica história dos Beatles, a contabilidade aparece numa pequena passagem bem curiosa que resultou num dos hits mais aclamados do quarteto, um dos pontos altos de George Harrison na banda. Era 1966 e a Beatlemania já tinha estourado. A banda se preparava para lançar mais um grande disco da sua biografia, dando início a […]
21 November, 2017
Continue lendo

Mercado: quais setores devem ter alta em 2018.

Imagem do postA economia brasileira passou por maus momentos nos últimos anos. A boa notícia é que a pior parte parece ter ficado pra trás e a perspectiva é otimista: espera-se que em 2018 o País cresça cerca de 2,30%. Dentro dessa análise, alguns setores se destacam e devem fazer bonito no ano que vem. Saiba quais […]
16 November, 2017
Continue lendo

Contador: como usar as mídias sociais a seu favor

Imagem do postMais do que o acesso a informação, a internet nos deu o acesso a nós mesmos. Estamos praticamente 24h por dia conectados uns aos outros, participando ativamente do que acontece com as pessoas ao nosso redor. É isso que as redes sociais nos trazem: a facilidade da comunicação. Para as empresas em geral, essa proximidade […]
14 November, 2017
Continue lendo