Myrp

Gestão completa para a sua empresa

Clique e teste grátis

Provisão de receitas e despesas

Para que o empresário não se perca nos pagamentos das despesas e recebimentos futuros, é ideal que ele trabalhe com provisões. Elas são necessárias principalmente quando falamos das contas que ele terá que pagar, mas não sabe o valor exato. Para garantir que não haja furo no caixa, prepare-se trabalhando com provisões.

 

Provisão de despesas

 

O principal objetivo é efetuar os lançamentos das despesas futuras com objetivo de garantir que nenhuma despesa será esquecida. Dessa maneira, a provisão irá marcar um gasto estimado ou com grandes chances de acontecer.

 

É necessário trabalhar com as provisões, pois elas preparam o bolso do empresário para as perdas, que apesar de ainda não realizadas, pode vir a ocorrer, se não houver provisão o empresário não terá noção da real situação financeira da empresa.

 

As provisões mais comuns são: água, luz, telefone, férias, imposto de renda, participações dos empregados nos resultados da empresa, pagamento do 13º salário. Mesmo que ainda não pagas, são lançadas evitando que a conta seja esquecida.

 

 

O lançamento dessas despesas reduz o saldo em caixa que a empresa tem, porém se a despesa não ocorrer ou ocorrer a um valor menor que o estipulado, faz com que uma sobra de valores ocorra, gerando um lucro não previsto para empresa e evitando um prejuízo. No momento em que essas perdas ou obrigações se definirem, elas deixarão de ser consideradas provisões.

 Provisão de receitas e despesas 1

Provisão de receitas

 

Necessária para controlar o processo de contas a receber. Basta o empresário fazer o lançamento dos valores estimados para que aconteça o procedimento da provisão.

 

Com as informações destas provisões, fica fácil ter informações para tomar decisões e fazer planejamentos relacionados a entradas de recursos. Elas também facilitam a avaliação da necessidade de maior captação de recursos, minimizando os riscos futuros, tudo isso graças a possibilidade de conhecer antecipadamente os créditos a receber ou definir qual o valor mínimo deve-se ter de receitas para cobrir os custos.

 

A provisão das receitas serve para identificar os valores que provavelmente serão recebidos futuramente, deixando tudo previamente marcado para um controle maior. Antever as receitas comerciais pode ser gerada pela própria movimentação, que ocorre quando são gerados os pedidos de vendas pelos vendedores ou quando o financeiro lança as receitas futuras das movimentações não comerciais.

 

Sempre que um pedido de venda acontecer, essas anotações devem ser feitas, pois o pagamento do comprador possibilita a provisão do recebimento, mesmo antes do faturamento. Os pedidos de venda emitidos significam uma receita futura, ou seja, registro no controle financeiro a provisão do recebimento desses valores.

 

Já as receitas que não tiveram origens de movimentações comerciais, que também devem ser lançadas como provisões são, por exemplo, rendimento de aplicação financeira, receita de aluguel etc.. Elas não resultam de vendas de serviços ou produtos da empresa, mas também devem ser consideradas.

 

A vantagem maior de ter essas informações disponíveis, é conforme elas são registradas no sistema, os recebimentos podem ser considerados nas análises de entradas, com a devida cautela por serem somente suposições. Assim que a nota fiscal for gerada, as anotações deixarão de ser provisões e passarão a ser uma conta a receber legítima.

 

Provisão de receitas e despesas 2

Como o myrp pode ajudar?

 

O empresário poderá lançar previamente os recebimentos estimados, atualizando o financeiro automaticamente, até que a venda seja formalizada pelo faturamento.

 

Para os varejistas que possuem grande quantidade de receitas e valores altos de transações, o controle dos seus recebimentos deve ser feito de maneira segura e confiável. Com o nosso sistema de gestão você acessa todos os dados da sua empresa de qualquer lugar e do dispositivo que quiser.

 

Com o myrp as suas informações ficam disponíveis em um único local e a gestão da sua empresa ficará mais prática, eficiente e barata.

 

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Controle seu fluxo de caixa através de seus pagamentos e recebimentos integrados aos seus documentos fiscais de forma automática.

Saiba mais
Controle de Vendas

Controle de Vendas

Gerencie todo processo de vendas desde o orçamento até a emissão da nota fiscal.

Saiba mais
Controle de Estoque

Controle de Estoque

Garanta que seu estoque esteja sempre coerente com todas as entradas e saídas de produtos realizadas pela sua empresa.

Saiba mais
Gestão Fiscal

Gestão Fiscal

Tenha todos os seus documentos fiscais eletrônicos em conformidade com a legislação e sempre atualizados.

Saiba mais

Os Beatles e a contabilidade.

Imagem do postNa fantástica história dos Beatles, a contabilidade aparece numa pequena passagem bem curiosa que resultou num dos hits mais aclamados do quarteto, um dos pontos altos de George Harrison na banda. Era 1966 e a Beatlemania já tinha estourado. A banda se preparava para lançar mais um grande disco da sua biografia, dando início a […]
21 November, 2017
Continue lendo

Mercado: quais setores devem ter alta em 2018.

Imagem do postA economia brasileira passou por maus momentos nos últimos anos. A boa notícia é que a pior parte parece ter ficado pra trás e a perspectiva é otimista: espera-se que em 2018 o País cresça cerca de 2,30%. Dentro dessa análise, alguns setores se destacam e devem fazer bonito no ano que vem. Saiba quais […]
16 November, 2017
Continue lendo

Contador: como usar as mídias sociais a seu favor

Imagem do postMais do que o acesso a informação, a internet nos deu o acesso a nós mesmos. Estamos praticamente 24h por dia conectados uns aos outros, participando ativamente do que acontece com as pessoas ao nosso redor. É isso que as redes sociais nos trazem: a facilidade da comunicação. Para as empresas em geral, essa proximidade […]
14 November, 2017
Continue lendo