6 dicas para diminuição de custos para pequenas empresas

Em momentos difíceis, é normal que a primeira atitude do pequeno empreendedor seja diminuir os custos da sua empresa. Porém, essa pode ser uma difícil tarefa, principalmente se for feita sem planejamento.
Por isso, fizemos uma lista com 6 dicas para que você reduza os gastos da sua empresa da maneira mais rápida e eficiente possível. Venha conferir!
6 dicas para diminuição de custos para pequenas empresas-jpg 1

1)     Conheça os seus custos

Antes de começar qualquer ação efetiva para reduzir os custos da sua empresa, é necessário conhecer todos os gastos mensais do seu negócio. Liste e faça uma análise de todos os custos, desde os mais importantes até os de menor importância. Não deixe passar despesas que acontecem de vez em quando.
Assim, você pode ter uma ampla visão dos seus gastos e despesas, o que irá ajudar na hora de buscar alternativas efetivas para redução de custos da sua empresa.
O que não pode acontecer é na hora da dificuldade tomar atitudes impensadas, sem analisar a situação como um todo. Atitudes assim podem fazer com que algum recurso ou serviço importante seja cortado, prejudicando o desempenho da empresa e trazendo ainda mais prejuízos.

2)     Reduza os custos de consumo

Algumas despesas como água, luz e telefone sempre podem ser reduzidas, basta ter o consumo consciente de todos. Isso não quer dizer que a sua empresa terá que viver com as luzes apagadas ou algo assim. O que ajuda são pequenos hábitos de utilização que podem ser melhorados, como:

  • Água: O uso consciente da água é importante não somente como forma de reduzir os custos, mas também uma ação necessária para a conservação do meio ambiente;
  • Energia: Utilize lâmpadas de menor consumo; retire aparelhos da tomada quando eles não estiverem em uso;
  • Telefone: Converse com a sua operadora e procure um plano corporativo que atenda às necessidades da sua empresa. Vale também utilizar outros meios de comunicação, como e-mail e chats online.

 

3)     Estude o seu fluxo de caixa

Depois de conhecer os seus custos o próximo passo é fazer um parâmetro das finanças da sua empresa. Mas como fazer isso? Você precisará conhecer bem o seu fluxo de caixa, que nada mais é do que o registro de tudo o que entra e sai do seu negócio.
Por exemplo, ao analisar o seu fluxo de caixa você percebe que um dos seus serviços, ou produtos não estão saindo como deveriam, gerando até mesmo certo prejuízo.
Um grande facilitador nesta etapa é se a sua empresa contar com uma ferramenta que faça controle desse fluxo (veja mais na próxima dica), para que você não gaste tempo fazendo todo o levantamento manualmente. Um software faz a atualização de informações com mais praticidade e segurança.
 
6 dicas para diminuição de custos para pequenas empresas-jpg 2
 

4)     Tenha um Sistema de Gestão integrado

Ter o auxílio de um Sistema de Gestão é fundamental para fazer o gerenciamento integrado da sua empresa, com informações financeiras e de recursos humanos, além de ajudar no controle de venda, de estoque e como falamos na dica 3, auxilia no seu fluxo de caixa.
Ao ter acesso a todas essas informações, administrar os custos da sua empresa fica mais prático, funcional e seguro. É importante escolher uma ferramenta simples, de fácil manuseio e que atenda às necessidades do seu negócio.
 

5)     Envolva a sua equipe

Quando o assunto é redução de custos, é preciso que todos os colaboradores da empresa se envolvam, para que cada um faça a sua parte, principalmente na diminuição de despesas de consumos, como já citamos acima.
O ideal é reunir toda equipe e ter uma conversar franca sobre a situação financeira e quais as metas que devem ser atingidas. Além disso, vale abrir para que os funcionários colaborem com ideias para melhorias efetivas.
 

6)     Armazene os documentos online

Outro gasto comum em empresas é com itens de escritório, principalmente o papel. Uma forma efetiva de diminuir este tipo de custo é imprimindo menos documentos e armazená-los online. Essa simples atitude faz com que você economize papel e tinta de impressora de uma vez só.
 
Nossas dicas foram úteis? Não deixe de compartilhar nas redes sociais e ajudar outros empreendedores como você 🙂
 
Banner e-Book Fluxo de Caixa - myrp

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress