Como aumentar a rentabilidade da minha empresa?

Como aumentar a rentabilidade da minha empresa: 4 dicas matadoras
Aumentar a rentabilidade da empresa é um dos principais objetivos de todo o empreendedor – e também um dos mais difíceis. É comum ver gestores sem muita ideia do que podem fazer diferente ou investindo em mudanças que não surtem efeito. O que falta pra eles, na verdade, é focar nas estratégias corretas e tomar boas decisões. Como? É o que vamos mostrar pra você.
O fato é que toda empresa tem como aumentar a rentabilidade. Isso vai depender muito do segmento em que ela atua e da situação econômica do mercado. Mas mesmo sem essas informações, existem pequenas dicas que se aplicam a todo o tipo de empresa e podem contribuir muito para aumentar a rentabilidade.

1. Planejamento Tributário

Na hora de montar a sua empresa, você teve a ajuda de um contador para ajudá-lo na escolha do regime tributário mais adequado? Pois isso faz muita diferença. Existem 3 sistemas de tributação: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional, com diferentes tipos de tributos incidindo sobre eles.

Escolher o sistema correto é uma forma de fazer a elisão fiscal, ou seja, economizar dinheiro no pagamento das contribuições. E pagando menos impostos, você aumenta sua rentabilidade.

new RDStationForms(‘ebook-gestao-fiscal-9130604e33ff49e05b74-html’, ‘UA-36111229-2’).createForm();

2. Avalie seus investimentos

Investimento, nesse caso, diz respeito a todo dinheiro colocado na empresa com expectativa de lucro. Para aumentar a rentabilidade da sua empresa, é preciso saber exatamente quanto cada processo operacional custa para o seu caixa. Alguns exemplos de investimentos que podem ser avaliados:
Estoque: muito dinheiro é perdido com uma gestão deficiente de estoque. Avalie a saída dos seus produtos e foque seus recursos em produtos com maior giro e responsáveis pela maior parte do seu faturamento.
Marketing: você está investindo na divulgação do seu produto/serviço ou apenas gastando dinheiro? Faça uma avaliação cuidadosa e defina os canais e estratégias que melhor funcionam e foque apenas nelas.
Um passo importante no processo de aumentar a rentabilidade é definir exatamente quais investimentos estão indo bem e quais estão devendo, é recomendado calcular o ROI (Return on Investiment – Retorno sobre Investimento). Para isso, basta fazer a seguinte conta:
ROI = ((Faturamento – Custo do Investimento)/Custo do Investimento)) x 100

Ex.: Seu faturamento foi de 100 mil com um investimento de 10 mil. Assim:
((100.000 – 10.000)/10.000) x 100 = 90.000/10.000 = 9×100 = 900%
Nesse exemplo, o retorno de investimento foi de 900%.

3. Aumente sua produtividade

Aumentar a produtividade é uma das melhores formas de aumentar a rentabilidade da sua empresa sem gastar muito mais. Mas, para isso, é preciso realizar uma análise detalhada em todos os processos da empresa para definir o que pode ser aprimorado.
Uma das melhores formas de aumentar sua produtividade é através da Gestão de Pessoas. Com a criação de um bom ambiente de trabalho e ações para capacitar, motivar e recompensar seus colaboradores, é possível fazer com que produzam mais no dia a dia sem que seu custo para a companhia aumente.
Outra medida importante é a minimização de erros e retrabalhos. Eles custam tempo, dinheiro e afetam diretamente sua rentabilidade. Estabeleça processos cuidadosos e estabeleça uma etapa de revisão para garantir que tudo saia dentro dos conformes.

4. Invista sistema de gestão

A tecnologia vem evoluindo a cada dia e se tornando cada vez mais uma aliada imprescindível no mundo dos negócios. Para aumentar a rentabilidade, uma opção muito eficiente é a utilização de um Sistema de Gestão Empresarial (ERP).
Com ele, você pode controlar e administrar todas as informações de uma empresa de maneira integrada, otimizando processos, administrando dados e recursos. A utilização de um sistema de gestão representa economia de tempo, custos e facilita a tomada de decisões.
Agora que você já tem um ponto de partida, pode começar a trabalhar para aumentar a rentabilidade da sua empresa. O importante é você começar desde já a adotar essas medidas e deixar sua empresa preparada para multiplicar ainda mais seus investimentos.
Para uma leitura mais aprofundada no assunto, sugerimos nosso e-book “Gestão Fiscal para Pequenas Empresas”, que mostra como você pode reduzir seus custos e economizar com uma gestão fiscal mais eficiente. Baixe gratuitamente aqui: Gestão Fiscal para Pequenas Empresas.

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress