Como vender utilizando o Instagram Stories? 6 dicas práticas

As redes sociais são uma excelente ferramenta para os comerciantes do setor varejista que desejam impulsionar as vendas por meio do marketing digital. É por isso que saber como vender com o Instagram Stories é tão necessários nos dias atuais, pois essa é uma das ferramentas mais populares do momento.

Os stories nada mais são do que momentos breves que as pessoas e empresas podem compartilhar com seus amigos nas redes sociais e que permanecem visíveis por apenas 24 horas, sendo excluídas automaticamente após o período.

Essa ferramenta foi lançada pelo Snapchat e, em seguida, implantada também em outras mídias sociais, como o Instagram, Facebook e WhatsApp. Apesar disso, os stories do Instagram são as mais populares e que mais geram resultados para as empresas.

Para que você saiba como aumentar as suas vendas, divulgando a sua loja por meio do Instagram Stories, listamos 6 dicas práticas que podem ser executadas facilmente. Acompanhe nos tópicos:

1. Faça transmissões ao vivo

As transmissões ao vivo, ou lives, são pequenos vídeos que podem ser compartilhados em suas stories. A ideia é que você utilize esse recurso para compartilhar acontecimentos interessantes e que possam chamar público para o seu negócio.

Uma ideia interessante é mostrar os bastidores da sua loja, como o momento em que se está organizando as vitrines ou decorando o ambiente para um evento de promoções especiais que será realizado.

Todos esses momentos podem servir como mote para despertar a atenção das pessoas que o seguem nessa mídia, de modo que elas poderão ir até o seu estabelecimento para ver pessoalmente aquilo que está acontecendo.

2. Grave vídeos espontâneos

Outra característica dos vídeos do Instagram Stories é o fato de eles serem espontâneos, ou seja, mostrar aquilo que está acontecendo naquele exato momento, para que não se perca nenhuma oportunidade de mostrar algo inusitado que aconteceu no estabelecimento comercial, por exemplo.

Esses vídeos precisam parecer reais para os seguidores, de modo que não precisam ser muito produzidos e nem contar com recursos mirabolantes ou ferramentas de edição. A simplicidade e a espontaneidade são peças-chave para criar stories de sucesso, necessitando apenas de um celular com acesso à internet e boas ideias.

3. Mostre os seus produtos

Os stories são uma excelente ferramenta para mostrar aos seus clientes um novo produto que chegou na loja ou comunicar promoções especiais que o comércio está realizando.

Uma prática de vender com o Instagram Stories que costuma trazer muitos resultados nesse sentido é o unboxing. Trata-se de desembalar produtos em um vídeo ao vivo, de modo que as pessoas possam ver e ter essa experiência de forma virtual.

Também podem ser criados pequenos cenários na loja e produzir fotos para que as pessoas visualizem os produtos dentro de um contexto, como uma modelo provando um vestido da moda, no caso de lojas de roupas, por exemplo.

4. Realize anúncios no stories

Assim como acontece com os posts tradicionais do Facebook e do Instagram, também é possível que você faça anúncios pagos nas stories, ou seja, pagar para que a rede social mostra as suas publicações para uma maior quantidade de pessoas.

Para fazer isso, é preciso acessar o seu “gerenciador de anúncios” no Facebook e escolher uma das três opções de resultados que os stories se enquadram: alcance, visualizações do vídeo ou conversões.

Feito isso, dê um nome para a sua campanha e selecione a opção “editar o posicionamento”. Você escolherá a plataforma em que o anúncio deverá ser mostrado, optando pelo Facebook, Instagram ou ambos. Em seguida, você deverá escolher o local em que a publicação será mostrada, devendo optar pela opção histórias.

Após esse procedimento, basta seguir os próximos passos, escolhendo a imagem do anúncio, perfil de público para o qual ele deve ser mostrado e o valor que você pretende pagar.

Vale destacar que os valores pagos pelos anúncios afetam diretamente na quantidade de público que recebe o anúncio. Isso significa que mais pessoas serão impactadas pela sua publicação quanto mais você pagar. Por isso, quanto mais delimitado for o seu público, menos você gastará por anúncio.

Caso a sua loja tenha clientes predominantemente do sexo feminino, por exemplo, de nada adianta que homens visualizem o seu anúncio, pois eles não são o seu público-alvo. Os stories pagos podem trazer muitos resultados positivos, mas precisam ser muito bem planejados para isso, observando sempre o mercado de nicho.

5. Faça a linkagem de produtos

O Instagram já permite que sejam colocados links nas stories, e você não pode perder essa oportunidade de conquistar tráfego para outros canais da sua empresa, como site ou blog.

Assim, se você fizer um sorteio ou promoção, por exemplo, em que os participantes precisam preencher um formulário para participar, pode compartilhar o link nas stories publicadas no seu Instagram. Desse modo, as pessoas que visualizarem as suas stories poderão clicar no link e serem direcionadas para o local desejado.

6. Não deixe de fazer publicações tradicionais

Embora as stories sejam um sucesso e proporcionem boas oportunidades de negócio para o comércio varejista, lembre-se de que elas têm data de validade e que expiram depois de 24 horas da publicação.

Por isso, anúncios que necessitam de maior duração ou fotos e registros que você gostaria que pudessem ser acessados em outras oportunidades, devem ser compartilhados como posts tradicionais na linha do tempo, e não no formato de stories.

Uma outra observação importante para quem deseja vender com o Instagram Stories é que essa rede também pode servir como espécie de memorial da sua empresa, um local onde podem ficar armazenadas fotos e vídeos de acontecimentos que fazem parte da história do estabelecimento.

Ao seguir essas dicas básicas, temos a certeza de que você conseguirá vender com o Instagram Stories e tirar bom proveito dessa ferramenta que caiu no gosto popular que se tornou uma grande oportunidade de negócio para os varejistas.

E já que estamos falando em redes sociais, que tal acompanhar os nossos perfis? Assim, você poderá sempre acompanhar as nossas publicações e receber mais materiais úteis para o seu negócio. Nós estamos no YouTube, Facebook e LinkedIn.

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