Os desafios do pai empreendedor: 15 dicas por Sahil Parikh

Sahil Parikh, é fundador das startups de tecnologia DeskAway, Synageda e Brightpod, que desenvolvem softwares e produtos web. “Eu tenho uma filha de três anos e uma startup, são duas coisas que exigem tempo durante o meu dia, e é justo que eu reserve um tempo para ela. Passa um tempo com a minha família é tão importante para mim quanto a empresa”, disse em artigo publicado site da TNW.
Confira abaixo suas dicas para equilibrar a vida entre a família e seus negócios:
1. Planeje o dia seguinte à noite
Quando minha já filha está dormindo, levo 10 minutos para planejar o meu dia seguinte. Uma prática que também me ajuda é planejar as atividades das semana aos domingos à noite.
2. Acorde cedo
Eu tento acordar uma hora antes de minha filha acordar. Isso para já planejar o dia, ler e-mails e fazer uma lista de prioridades.
3. Faça exercícios junto com seu filho
Costumo levar minha filha para nadar duas vezes por semana, aí já aproveito para fazer um treino rápido, de 30 minutos de natação, enquanto ela está na piscina. Isso é ótimo porque ela se anima por eu também estar na piscina com ela. O exercício é uma ótima maneira de quebrar a monotonia do trabalho diário e me sentir revigorado. Minha produtividade aumenta após um treino.
4. Dieta de notícias
Limito-me a ler poucas notícias gerais ou do mundo. Foco mais em assuntos de tecnologia. Pense nisso, não consumir tantas notícias pode ajudar, principalmente quando estamos de férias.
5. Adie leituras não importantes
Eu costumava ler diariamente. Agora, faço isso principalmente nos fins de semana, quando estou um pouco mais relaxado e minha lista de leitura não aparece como uma lista de tarefas. Percebi que nem tudo é tão interessante quanto parece. Você pode salvar o que acha importante para ler depois.
6. Use o botão off para notificações de e-mail
Um estudo revelou que nós checamos e-mails uma vez a cada 20 minutos, e mais da metade dos profissionais verificam sua caixa de entrada mais de 11 vezes por dia. Em suma, gastamos muito tempo com isso. Tento reunir minha atividade de e-mail em lotes, ler e enviar o que eu preciso e depois voltar ao trabalho. Se alguma coisa é urgente, eu sei que vou receber um telefonema.
7. Elabore e-mails mais curtos
Escrevo e-mails com algumas frases, na medida certa. De acordo com Guy Kawasaki, ‘menos de cinco frases muitas vezes pode ser algo rude, e mais te cinco é desperdício de tempo’.
8. Use ferramentas de notificações VIP
Você pode usar algumas ferramentas que permitam controlar de quem você quer ser notificado quando receber um e-mail, as pessoas mais importantes.
9. Use o telefone sempre que possível
Muitas vezes, usar o telefone pode ser mais rápido para resolver um problema do que enviar um e-mail e ficar esperando alguém responder.
10. Limite uso de redes sociais
Se você não trabalhar com mídia social, não vejo motivo para gastar mais de 10 ou 15 minutos por dia com Twitter e Facebook. Tento usar essas ferramentes na hora do almoço, quando minha filha está jantando ou depois que já fui para a cama.
11. Use softwares de gestão
Usar softwares que apresentem um relatório e uma análise do que está acontecendo com o negócio é uma boa ideia. Isso pode poupar uma tonelada de tempo e evita que você tenha que fazer isso manualmente.
12. Tarefas diárias viáveis
Eu tenho praticado uma nova técnica de gestão de tempo chamado de ‘mínimas tarefas diárias viáveis’. Escolho a quantidade mínima de trabalho que precisa ser feito no dia. Se eu conseguir alguma coisa a mais é um bônus. Seja realista com suas metas. Não tente morder mais do que você pode mastigar.
13. Faça pausas regulares
Dois dias da semana trabalho em casa, trabalho em períodos curtos e bem focado e separo um tempo para brincar com milha filha. A cada 50 minutos de trabalho, tiro 15 minutos para me distanciar do trabalho.
14. Valorize uma boa noite de sono
A maioria das histórias empreendedoras conta com muitas horas de trabalho, de pessoas que viram a noite trabalhando. Esse não é o meu caso, pois acredito que uma boa noite de sono é fundamental para a saúde. Trabalho inteligente é melhor do que trabalhar duro.
15. Saia de cena de vez em quando
Tirar um período de férias a cada três ou quatro meses pode ajudar. A vida é curta. Trabalhe de forma inteligente e busque um tempo para aproveitar a família e refletir sobre o trabalho quando você não estiver trabalhando. Você volta desses pequenos períodos de férias rejuvenescido e pronto para enfrentar o mundo.

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress