Myrp

Gestão completa para a sua empresa

Clique e teste grátis

Estoque próprio e em terceiros

O estoque é uma maneira de você manter-se preparado para as exigências do mercado, pois na mesma medida em que se conhece as preferências do cliente, o abastecimento das mercadorias é feito e não há chances de perder vendas. O varejista pode optar por manter seu estoque próprio ou terceirizá-lo, entregando seus produtos para outras empresas fazerem o processo de armazenamento e logística.

 

Estoque próprio x Estoque terceirizado

 

Nos dois modelos de gestão de estoque se encontrarão prós e contras, mas ainda assim é possível escolher qual forma se aproxima mais da maneira como você deseja trabalhar.

 

No caso de estocar as mercadorias na sua empresa:

 

  • – É fácil garantir a qualidade das operações, pois as empresas terceirizadas veem os pedidos como números, enquanto o lojista pode tratar de maneira específica cada situação. Isso também implica na qualidade do armazenamento e cuidado com os produtos.

 

  • – O processo se torna flexível, pois você poderá fazer as alterações que desejar quanto a horários, coletas e trocas, por exemplo. Se terceirizar, terá que se adequar ao processo do prestador de serviços.

 

  • – O custo será menor, pois você não estará contratando nenhum serviço externo.

 

  • – O lojista conhece melhor do que ninguém as suas mercadorias. Quando chega o momento de receber, devolver e trocar produtos, a tarefa será muito mais fácil para quem tem grande conhecimento do que está estocado, tornando o processo ágil.

 

  • – É necessário se atentar ao tamanho do seu estoque, para que ele não exceda o espaço que você tem para armazenagem.

 

  • – É fundamental que a equipe responsável pelas suas mercadorias seja bem treinada e entenda cada processo das operações diárias.

 

  • – Problemas trabalhistas também podem ser enfrentados, já que os funcionários são seus e não da prestadora de serviços.

 

  • – A segurança também é um fator que implica na escolha de estoque próprio, pois no caso de terceirizada, certamente há grandes investimentos contra roubos e extravios, esquemas de segurança mais fortes que os seus.

 

  • – Até que se aprenda como funciona os processos, algumas complicações irão ser enfrentadas, diferente se esse trabalho estiver com uma operadora logística especializada.

 

 

 

No caso de terceirizar seu estoque:

 

  • – No caso de cobranças, há só o terceiro para cobrar e não uma grande equipe se o estoque for próprio.

 

  • – O espaço dessas empresas é gigante, então o lojista não precisa se preocupar com crescimento no estoque.

 

  • – A terceirizada já tem seus processos e está habituada a fazer seu trabalho, são profissionais capacitados para fazer isso.

 

  • – O lucro do varejista será menor, já que esse serviço de estocagem terá um preço.

 

  • – As empresas terceirizadas não conhecem seus produtos.

 

  • – É necessário adequar-se ao processo da terceirizada, aceitando o modo como eles trabalham.

 

Fica então a cargo do empreendedor escolher a melhor forma de trabalhar, visando sempre sua margem, satisfação dos clientes, segurança do estoque e agilidade.

 

myrp-Estoque próprio e de terceiros-jpg-1

 

Industrialização terceirizada é uma boa opção?

 

Se optar por terceirizar uma parte da produção das suas mercadorias, é necessário atentar-se a alguns fatores, principalmente a saída da matéria-prima do seu estoque e ao retorno do material pronto. Depois que o produto voltar à empresa contratante, caberá ao varejista verificar se tudo foi feito conforme o combinado.

 

Esse tipo de produção deve ser colaborativo de ambos os lados. A terceirizada deverá trabalhar dentro das especificações recomendadas, para que não haja problemas no final da produção e o lojista seja prejudicado por isso. Já o empreendedor precisa ter o total controle da matéria prima fornecida e do produto recebido, seja ele em fase final ou não. Questões como higiene do local e segurança dos trabalhadores envolvidos devem ser levados em consideração.

 

Realizar uma pesquisa prévia com outras empresas que contrataram os serviços da terceirizada em questão, é muito necessário. Afinal, o empreendedor não está buscando uma outra empresa por ela ser especializada para desenvolver tal função? Esse é o principal motivo pelo qual se contrata mão de obra terceirizada, não basta escolher a que cobra mais barato.

 

Para que você não sofra com “furos” no estoque, faça um controle rígido do material fornecido e do recebido, pois dessa forma as mercadorias irão girar como devem, você não terá gastos excedentes ou supérfluos, além da confiança com a terceirizada escolhida.

 

myrp-Estoque próprio e de terceiros-jpg-2

 

Como gerenciar ambos os tipos de estoque?

 

Com o sistema myrp, é possível controlar a movimentação e gestão do estoque próprio, do terceirizado, do industrial e do atacadista, pois a gestão é integrada e vinculada aos processos de entrada e saída. Outro ponto em que o myrp irá facilitar para o seu negócio é te alertar no caso de situação crítica de estoque mínimo e falta de matéria-prima. Se o seu estoque estiver em seu poder, o nosso software também conseguirá fazer a gestão.

 

De maneira rápida e eficiente, você poderá acessar todos os dados da sua empresa de qualquer dispositivo e qualquer lugar.

 

Banner sistema de gestão myrp

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Controle seu fluxo de caixa através de seus pagamentos e recebimentos integrados aos seus documentos fiscais de forma automática.

Saiba mais
Controle de Vendas

Controle de Vendas

Gerencie todo processo de vendas desde o orçamento até a emissão da nota fiscal.

Saiba mais
Controle de Estoque

Controle de Estoque

Garanta que seu estoque esteja sempre coerente com todas as entradas e saídas de produtos realizadas pela sua empresa.

Saiba mais
Gestão Fiscal

Gestão Fiscal

Tenha todos os seus documentos fiscais eletrônicos em conformidade com a legislação e sempre atualizados.

Saiba mais

Software de gestão: conheça os principais tipos e como escolher o ideal

Imagem do postAs novas tecnologias têm transformado rapidamente os hábitos dos clientes, e os negócios tiveram que se adaptar a isso. A rapidez e a eficiência no atendimento, por exemplo, é uma das demandas dos consumidores. Uma ferramenta que auxilia nisso é o software de gestão. Esse sistema tem diversas utilidades e ele ajuda na administração, e […]
13 August, 2018
Continue lendo

A importância de fazer uma gestão de documentos eficiente na empresa

Imagem do postVocê já ouviu falar em gestão de documentos nas empresas? Trata-se de uma prática muito importante, uma vez que é necessário ter os documentos sempre com fácil acessibilidade. Além disso, esse processo também oferece uma série de outras vantagens para as organizações. Isso evita que se perca muito tempo para localizar contratos de venda e de […]
06 August, 2018
Continue lendo

O que é ECD? Quem precisa entregar? Quais as diferenças para EC?

Imagem do postA Escrituração Contábil Digital surgiu ainda em 2008. Apesar disso, 10 anos após o seu surgimento, muitas pessoas e profissionais da contabilidade ainda têm dúvidas acerca desse assunto. Compreender o que é ECD, no entanto, é mais simples do que parece em um primeiro momento e é isso que pretendemos explicar neste post. Nos tópicos […]
03 August, 2018
Continue lendo