Myrp Gestão

Gestão completa para a sua empresa

Clique e teste grátis

Manifesto do destinatário

O Manifesto do Destinatário chegou para dar mais segurança para as partes envolvidas em todo processo que acontece NF-e. Com ele, a receita federal terá total conhecimento do processo, acompanhando se a Nota fiscal emitida para determinado CNPJ realmente chegou ao seu destinatário.

 

O documento foi inaugurado no final de 2012, para garantir maior legitimidade nas operações, já que o destinatário poderá declarar tanto o conhecimento da Nota Fiscal quanto o não conhecimento da mesma, além de outras funções.

 

Com este manifesto, é possível identificar todas as Notas Fiscais emitidas ao contra o seu CNPJ, o que melhora o controle das suas ações de entrada. Além disso, também é possível informar à Receita Federal quando existe alguma NF-e direcionada à sua empresa erroneamente, declarando que você não conhece essa operação. Com isso, você evita que ocorra alguma fraude e impede que a sua empresa tenha algum problema fiscal.

 

myrp-Manifesto do Destinatário-jpg-1

 

Conheça os tipos de manifestos que podem ser emitidos pelo destinatário:

 

 

Confirmação da Operação

 

Esta é a declaração realizada quando o destinatário está ciente de uma operação relacionada ao seu CNPJ. Está é uma ação inicial, afirmando apenas o conhecimento da NF-e destinada à sua empresa. Depois de um período, em torno de 6 meses depois, a confirmação deve ser substituída

 

Operação não realizada

 

Esta declaração deve ser realizada quando há algum tipo de recusa de recebimento de mercadoria por conta do destinatário ou pela falta de entrega da mesma. É possível também justificar com um texto complementar porque a operação não foi finalizada, o que indica emissão de uma Nota Fiscal de devolução.

 

Desconhecimento da Operação

 

Esse tipo de manifesto deve ser feito quando o descrito na NF-e não é destinado ao seu CNPJ. Ou seja, que a entrega não pertence a sua empresa.

 

Operação confirmada

 

Esta declaração deve ocorrer quando a operação que consta na NF-e foi realmente realizada. Ela pode tanto confirmar o recebimento da mercadoria, quanto declarar quando houver devolução total ou parcial, precisando ser enviada junto à Nota fiscal de devolução. A partir dessa manifestação, o emitente não poderá cancelar a NF-e.

 

myrp-Manifesto do Destinatário-png-2

 

Vantagens do Manifesto

 

O Manifesto do Destinatário é um documento e prioriza, acima de tudo, a segurança de toda entrega para o seu destinatário. O fornecedor também é beneficiado, pois através deste documento é possível ter a certeza que o seu cliente recebeu a sua Nota e que ele está ciente disso. Conheça as principais vantagens do Manifesto do Destinatário.

 

  • – Conhecimento de todas as NF-e emitidas ao seu CNPJ em território nacional.

 

  • – Com a adesão deste Manifesto é possível identificar algum tipo de fraude envolvendo o seu CNPJ. Dando muito mais segurança às operações e diminuindo as chances de problemas fiscais futuros.

 

  • – Registro e maior controle das suas Notas fiscais eletrônicas de entrada, facilitando o gerenciamento da sua empresa. Além disso, como o processo é feito digitalmente do início ao fim, é possível fazer o download de XML a qualquer momento, ótimo quando o fornecedor não enviar algum documento.

 

  • – O Manifesto proporciona mais segurança jurídica no uso de crédito fiscal, já que uma nota, depois que confirmada pelo destinatário, não poderá ser cancelada pelo emitente.

 

  • – Com este documento, não há mais a necessidade da assinatura do canhoto impresso da DANFE.

 

  • – Evita qualquer tipo de cancelamento indevido pelo emitente, o que no futuro pode causar problemas com as declarações de impostos.

 

Como o myrp pode ajudar?

 

O Manifesto visa melhorar a segurança nas operações fiscais das empresas. Os documentos fiscais devem ser emitidos com cautela, para que não ocorra nenhum problema com a receita federal.

 

Ter um sistema como o myrp varejo é uma excelente solução para que a sua empresa tenha total controle das NT-e direcionadas ao seu CNPJ e ainda otimiza a emissão do seu Manifesto de Destinatário, tudo realizado de maneira muito fácil e segura.

 

Com o myrp a emissão dos seus documentos fiscais é garantida!

 

Banner sistema ERP de gestão myrp

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Controle seu fluxo de caixa através de seus pagamentos e recebimentos integrados aos seus documentos fiscais de forma automática.

Saiba mais
Controle de Vendas

Controle de Vendas

Gerencie todo processo de vendas desde o orçamento até a emissão da nota fiscal.

Saiba mais
Controle de Estoque

Controle de Estoque

Garanta que seu estoque esteja sempre coerente com todas as entradas e saídas de produtos realizadas pela sua empresa.

Saiba mais
Gestão Fiscal

Gestão Fiscal

Tenha todos os seus documentos fiscais eletrônicos em conformidade com a legislação e sempre atualizados.

Saiba mais

Bloco K em 2019: Você está preparado?

Imagem do post
Obrigatoriedade de envio do Bloco K, o Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque (RCPE) entregue na forma digital, terá nova fase em Janeiro de 2019. E para lhe ajudar a entender melhor esta obrigação e estar preparado para ela, iremos trazer aqui algumas informações relevantes para você e sua empresa.   […]
10 December, 2018
Continue lendo

Novo sistema para pagamento de boletos traz maior comodidade, conveniência e segurança

Imagem do post
A partir de 10/11, os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não apenas na instituição financeira em que ele foi emitido. O novo sistema de pagamento foi criado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ONG destinada a representar as instituições financeiras a ela associadas em todas as esferas do governo e […]
09 November, 2018
Continue lendo

Como emitir nota fiscal eletrônica: confira o passo a passo

Imagem do post
Você sabe como emitir nota fiscal eletrônica? Esse documento obrigatório que comprova a venda de produtos ou serviços é útil para a arrecadação de tributos por parte do governo, e por isso, as empresas que não emitem o comprovante cometem crime de sonegação fiscal — vale ressaltar que somente o MEI (Microempreendedor Individual) não é obrigado a […]
29 October, 2018
Continue lendo