Myrp

Gestão completa para a sua empresa

Clique e teste grátis

Recebimento automático de NF-e

myrp-Recebimento Automático de NF-e-jpg-1

 

Com validade para todos os estados do território brasileiro, a Nota Fiscal Eletrônica está disponível desde outubro de 2005, com a aprovação do Ajuste SINIEF 07/05 que instituiu nacionalmente a Nota Fiscal Eletrônica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE. Este documento de existência totalmente digital tem proporcionado diversos benefícios às empresas, ao governo e à sociedade como um todo.

 

Como funciona a emissão da NF-e?

 

De forma resumida o processo de emissão da Nota Fiscal Eletrônica ocorre da seguinte maneira: a empresa – que deverá estar credenciada dentro das normas da Secretaria da Fazenda, irá gerar um arquivo eletrônico com as informações fiscais da operação comercial, assim como conter também a assinatura digital do emitente.

 

O arquivo conhecido como XML, será enviado pela internet para a SEFAZ para ser pré-validado e posteriormente devolvido ao emissor com uma Autorização de Uso. Somente com esta autorização a NF-e ficará disponível para consulta na internet, de modo que o destinatário e demais interessados, que possuam a chave de acesso do documento eletrônico, poderão consultá-la.

 

Para o acompanhamento do processo fiscal, será emitida uma versão simplificada da Nota Fiscal, impressa, intitulada como DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). Este documento conterá a chave de acesso para a consulta da NF-e na internet, além de um código de barras para confirmação de informações pelos Postos Fiscais de Fronteiras dos Estados.

 

Agora que tivemos um breve esclarecimento de como funciona o processo da NF-e, podemos ver como é o sistema de recebimento automático.

 

Recebimento automático de NF-e por arquivo XML

 

myrp-Recebimento Automático de NF-e-png-2

 

Quando a Nota Fiscal é gerada, ela é transformada em um arquivo XML e transmitida para SEFAZ, contendo todas as informações do produto ou serviço que está sendo comercializado. A partir do momento em que estiver de posse deste documento você poderá cadastrá-lo no seu sistema ERP e validar as informações do fornecedor.

 

De acordo com a legislação o emitente da Nota é obrigado a enviar o arquivo XML ao cliente já no ato da emissão via e-mail e, a empresa que recebe o arquivo XML tem a obrigação de arquivá-lo para o caso de fiscalização.

 

Recebimento manual: No modo tradicional o processo de cadastramento das informações era feito de forma manual, ou seja, primeiro o cliente recebia o arquivo por e-mail e posteriormente deveria inserir item por item como os dados do fornecedor, cadastrar os produtos, informações de cobrança, etc. Isso ocorria a cada novo arquivo XML que deveria ser cadastrado, mesmo que fosse do mesmo fornecedor.

 

Recebimento automático: Uma vez recebida a NF-e, o sistema é responsável por fazer a validação e entrada da NF-e ou CT-e, neste caso o processo é automático, pois o sistema extrai o XML de uma conta de e-mail, verifica se o arquivo é válido fiscalmente. Outro benefício é a conciliação entre este arquivo e as  informações que foram geradas no pedido de compra.

nf-e-de-fornecedor

 

Principais vantagens da automação

 

Com um sistema automático o processo de recebimento se torna muito mais fácil para o varejista, pois o sistema permite ao usuário agilizar o processo de análises como:

 

  • – Importação do XML automática
  • – Cadastramento automático dos produtos
  • – Cadastro automático das informações do fornecedor
  • – Cadastro automático das informações de cobrança
  • – Dispensa de digitação de notas fiscais
  • – Redução de custos com gestão e operação do processo de suprimentos
  • – Sem necessidade do uso de blocos de nota fiscal
  • – Dispensa o armazenamento em arquivo morto de notas

 

Após a importação o sistema aumenta o estoque dos produtos, portanto, na próxima importação os produtos já cadastrados não precisarão de ação nenhuma para que a nota seja importada.

 

Como o myrp pode ajudar?

 

O Recebimento Automático da NF-e visa agilizar e dar maior praticidade e controle ao usuário, proporcionando ainda mais segurança no recebimento dos arquivos.

 

O sistema myrp varejo é ideal para que a sua empresa possa diminuir o tempo e os gastos com o gerenciamento das Notas Fiscais Eletrônicas e ainda aumentar a produtividade, de maneira mais organizada e segura.

Gestão Financeira

Gestão Financeira

Controle seu fluxo de caixa através de seus pagamentos e recebimentos integrados aos seus documentos fiscais de forma automática.

Saiba mais
Controle de Vendas

Controle de Vendas

Gerencie todo processo de vendas desde o orçamento até a emissão da nota fiscal.

Saiba mais
Controle de Estoque

Controle de Estoque

Garanta que seu estoque esteja sempre coerente com todas as entradas e saídas de produtos realizadas pela sua empresa.

Saiba mais
Gestão Fiscal

Gestão Fiscal

Tenha todos os seus documentos fiscais eletrônicos em conformidade com a legislação e sempre atualizados.

Saiba mais

Software de gestão: conheça os principais tipos e como escolher o ideal

Imagem do postAs novas tecnologias têm transformado rapidamente os hábitos dos clientes, e os negócios tiveram que se adaptar a isso. A rapidez e a eficiência no atendimento, por exemplo, é uma das demandas dos consumidores. Uma ferramenta que auxilia nisso é o software de gestão. Esse sistema tem diversas utilidades e ele ajuda na administração, e […]
13 August, 2018
Continue lendo

A importância de fazer uma gestão de documentos eficiente na empresa

Imagem do postVocê já ouviu falar em gestão de documentos nas empresas? Trata-se de uma prática muito importante, uma vez que é necessário ter os documentos sempre com fácil acessibilidade. Além disso, esse processo também oferece uma série de outras vantagens para as organizações. Isso evita que se perca muito tempo para localizar contratos de venda e de […]
06 August, 2018
Continue lendo

O que é ECD? Quem precisa entregar? Quais as diferenças para EC?

Imagem do postA Escrituração Contábil Digital surgiu ainda em 2008. Apesar disso, 10 anos após o seu surgimento, muitas pessoas e profissionais da contabilidade ainda têm dúvidas acerca desse assunto. Compreender o que é ECD, no entanto, é mais simples do que parece em um primeiro momento e é isso que pretendemos explicar neste post. Nos tópicos […]
03 August, 2018
Continue lendo