7 dicas de como fazer promoção sem perder a lucratividade

Saber como fazer promoção sem perder a lucratividade é muito importante para os empresários e donos de comércios varejistas que desejam aumentar as vendas ou queimar o estoque.

Dentro desse contexto, atentar para algumas questões, como o planejamento da promoção, é relevante para que o maior proveito possível seja tirado dessa situação.

Para ajudar nesse sentido, desenvolvemos uma série com as melhores dicas de como fazer promoção sem perder a lucratividade. Acompanhe nos tópicos a seguir.

1. Faça promoções para o público certo

É preciso destinar as suas promoções para o público certo, ou seja, fazer um estudo para compreender quem são as pessoas que podem se interessar por comprar do seu negócio.

As redes sociais podem ajudar nisso, uma vez que você pode analisar os perfis de seus seguidores e compreender um pouco mais sobre as suas preferências. Conhecer os gostos do seu público é muito importante para que você possa criar peças publicitárias que atinjam exatamente o alvo que você deseja, seja em ações de marketing digital ou em mídias tradicionais.

2. Monte combos de produtos

Para estimular a compra de produtos que talvez estejam parados no estoque, montar combos pode ser importante. Por isso, monte kits para que as pessoas possam comprar mais de um item, levando algo grátis, por exemplo.

Também é possível oferecer descontos na compra da segunda unidade ou um valor reduzido para um produto X, quando também for comprado um produto Y.

3. Escolha a promoção adequada

Existem diversos tipos de promoções que podem ser feitas nas empresas. Por isso, é preciso escolher a mais indicada para o seu negócio e que gere boas possibilidades de lucro para o seu estabelecimento.

Veja alguns exemplos de promoções que você pode aplicar na sua empresa, a seguir:

Descontos

Os descontos são muito populares e atraem bastante as pessoas para um estabelecimento. Afinal, todos gostam de comprar artigos por um preço melhor. Assim, é possível criar descontos para que eles sirvam como chamariz para também vender outros produtos da sua loja.

Brindes

Oferecer brindes também pode atrair mais pessoas para a sua loja, embora essa prática seja menos comum que os descontos. Você pode fazer promoções ou oferecer os combos, como anteriormente citados, ou então permitir ao cliente a escolha de um produto grátis na compra de outro.

Programas de fidelização

Os programas de fidelização são interessantes pelo fato de fazer com que os clientes voltem a comprar da sua loja em outras situações. Assim, você lucra não apenas em um dia, mas sim por um longo período.

Você pode criar um cartão de fidelidade, por exemplo, em que o cliente recebe um carimbo cada vez que faz uma compra. Assim, ao comprar uma quantidade X de vendas, o cliente receberá um brinde ou produto grátis.

Frete grátis

No caso de e-commerces ou até mesmo estabelecimentos físicos que fazem o serviço de tele-entrega, oferecer o frete grátis pode ser um fator motivacional para fechar mais vendas.

Ao não pagar pelo frete, o cliente poderá comprar mais unidades do produto em sua loja, pois lhe sobrará esse valor que seria pago pela entrega. Para isso, convém uma parceria com uma empresa que preste esse serviço com um preço mais acessível.

4. Tenha um objetivo definido

Qual é o objetivo da sua promoção? Aumentar a quantidade de vendas e assim ter um fluxo de caixa mais movimentado em um período sazonal? Ou então potencializar as vendas em uma data comemorativa como o Dia dos Pais, Dia dos Namorados, o Natal, a Páscoa, entre outros?

Esses fatores precisam ser levados em consideração no momento de elaborar uma promoção, para que você possa traçar estratégias com objetivos claros e que possam ser cumpridos. Assim, você terá mais facilidade em saber se uma promoção obteve sucesso ou não.

5. Defina um prazo para a promoção

Um erro bastante grave e comum de ser cometido por empresário do setor varejista é não definir prazos de validade para a promoção. Ao não incentivar nos clientes o fator da escassez, eles certamente deixarão para comprar em outra oportunidade, pois sabem que a promoção será sempre oferecida.

No caso de você deixar claro que as ofertas valem apenas até tal dia, as pessoas sabem que após essa data os preços subirão e que elas precisam aproveitar o momento para pagar menos por aquilo que desejam adquirir.

6. Deixe os produtos em evidência em sua loja

A promoção precisa ser bem exposta em seu estabelecimento físico, para que as pessoas que estiverem no local saibam que terão benefícios ou descontos ao comprar um determinado produto. Utilizar etiquetas que destaquem o preço com desconto e o preço original são uma ideia interessante para chamar a atenção dos clientes.

Outra ação que pode ser realizada são as técnicas de vitrinismo, com adesivos ou cartazes colados em sua vitrine ou fachada para chamar a atenção das pessoas que passam pela rua.

7. Escolha bem os produtos colocados em oferta

Não são todos os produtos que podem ser oferecidos em promoção sem que a loja sofra impactos negativos em seu site. Por isso, convém saber quais produtos podem ou não podem ser colocados em promoção.

Nossa dica é fazer promoções com os itens mais vendidos, aqueles que você pode comprar em grande quantidade e assim negociar preços com os seus fornecedores. Também podem ser dados descontos para os produtos mais rentáveis, que são os que não vendem tanto, mas têm um valor elevado e geram uma boa lucratividade. As promoções também podem ser úteis para movimentar o estoque e vender rapidamente produtos que estão parados e perderão a validade em breve, por exemplo.

E então, gostou das nossas dicas de como fazer promoção sem perder a lucratividade? Agora é só utilizar a criatividade e colocar em prática as nossas orientações para aumentar ainda mais os rendimentos do seu negócio ou queimar aquele estoque que já está parado há bastante tempo.

Mais dicas interessantes como essas podem ser enviadas para o seu e-mail! Não deixe de assinar a nossa newsletter e ter sempre novidades fresquinhas na sua caixa de entrada.

Marcos Gaubert - Gerente de Marketing

Gerente de marketing no Myrp Gestão, atleta amador e pai da Laurinha, alem de ser o responsável por toda geração de demanda para o time comercial, gosta de escrever, palestrar e fazer memes dos colegas.