Como montar e apresentar o DRE para o seu cliente microempreendedor

Lidar com números é uma das tarefas cotidianas dos empreendedores. Eles precisam analisar as métricas do seu negócio, ver as receitas, os gastos, etc. Além disso, ainda é importante se atentar aos documentos contábeis, como a DRE (Demonstração de Resultado de Exercício).

Esse nome todo chique pode espantar muita gente, especialmente os iniciantes. Mas calma, neste post explicaremos detalhadamente o significado e quais são as informações que precisam aparecer nesse documento contábil. Ainda vamos dar dicas de como apresentar o relatório e quais são as ferramentas que podem auxiliar na criação da Demonstração de Resultado de Exercício. Confira!

O que é a DRE?

A elaboração desse documento contábil é obrigatória para todas as empresas de capital aberto (companhias que possuem ações na bolsa de valores), segundo a Lei 6.404/76, que trata sobre a contabilidade no Brasil. O comprovante visa demonstrar os resultados financeiros da empresa. Isso é feito por meio da confrontação dos ganhos e gastos de um negócio, levantados em um determinado período, que geralmente é de 12 meses.

Resumidamente, esse registro demonstra o resumo financeiro de uma empresa.

Quais são as informações que precisam aparecer em uma DRE?

As leis que regem a área contábil deixam pouca margem de criação da Demonstração de Resultado de Exercício. Por isso, são necessárias algumas informações, são elas:

  • Receita líquida: é preciso saber qual foi a sua receita total e subtrair pelos gastos oriundos de sua receita, como devoluções de vendas, impostos etc;

  • Resultado bruto: basta descobrir a receita líquida e subtrair os custos relacionados às vendas (formado pelo gasto dos produtos vendidos, pelo preço das mercadorias e serviços prestados);

  • Relação das despesas: coloque todos os gastos envolvidos com o seu empreendimento. Eles podem estar ligados aos custos de vendas, pagamento de salários e fornecedores e os impostos;

  • Resultado líquido do exercício: trata-se do lucro que será distribuído entre os sócios ou acionistas, ou prejuízos abatidos futuramente. É o objetivo final da DRE.

Os valores destacados acima fazem parte de uma composição de lançamentos contábeis que registram os acontecimentos de um negócio. Procure preencher o documento seguindo as leis vigentes. Por isso, é muito importante procurar um contador para obter orientações sobre a DRE e aplicá-las no cotidiano do seu empreendimento.

Qual é a importância do relatório?

A Demonstração do Resultado do Exercício é uma das principais ferramentas contábeis que auxiliam na verificação da saúde financeira de uma empresa. Por meio desse documento é possível ver se um negócio apresenta lucro ou prejuízo e se será possível realizar tudo o que foi planejado.

Essa maneira de fazer o controle financeiro ajuda os gestores a tomarem melhores decisões, fazer previsões realistas e saber quais são os investimentos mais viáveis do ponto de vista econômico da empresa. A ferramenta ajuda, portanto, na observação da relação entre custo e benefício de algo. Fica mais fácil ver quais são os investimentos que valem a pena serem feitos sem sacrificar as finanças da companhia.

Além disso, os bancos podem pedir essa demonstração contábil para verem como anda um negócio e decidirem se devem ou não conceder crédito ao empreendimento. Muitos investidores e o Fisco pedem esse registro para checar os lucros. O primeiro quer ter segurança na aplicação do seu dinheiro. Já o segundo define o valor dos tributos baseados nos lucros do seu negócio, caso opte pelo regime do lucro real.

Como você percebeu, diversas pessoas podem pedir o documento. Por isso, é muito importante que ele seja simples e objetivo para que possam analisar o andamento e terem segurança para investir na sua empresa. Outro motivo é que a simplificação do relatório facilita a gestão financeira e contábil do seu empreendimento.

Quais são as ferramentas que ajudam a fazer a DRE?

Os sistemas integrados de gestão empresarial auxiliam na tarefa de fazer o documento contábil. O software ERP (Entreprise Resource Planning) ajuda no controle dos processos e obrigações da empresa, o que ajuda na produtividade dela.

Esse programa também automatiza os procedimentos e integra diversas áreas de um negócio. Elas podem estar relacionadas às finanças, contabilidade, compras, logística, recursos humanos etc.

Quais são os benefícios de usar um sistema de gestão?

A informatização dos processos tem facilitado a elaboração de documentos e o cumprimento de diversas obrigações, e consequentemente, traz vários benefícios às empresas. Grande parte das vantagens se relacionam com a otimização da administração, economia de tempo e redução de gastos. Veja abaixo como os sistemas de gestão empresarial ajudam a fazer e apresentar a Demonstração do Resultado do Exercício.

Melhora a administração da empresa

As ferramentas permitem o conhecimento dos procedimentos de todas as atividades empresariais em apenas um lugar. Elas facilitam a tarefa de montar e elaborar a DRE, pois é fácil encontrar o registro dos ganhos e gastos, no período desejado, e utilizá-los na elaboração do documento.

Armazenamento de dados

Os sistemas de gestão empresarial ajudam a guardar os registros do negócio. Mas, qual é a relação disso com a elaboração da Demonstração do Resultado do Exercício? Você vai precisar de registros ou comprovantes para saber, exatamente, as suas despesas e receitas em um determinado tempo.

Por isso, é fundamental ter organização e contar com ferramentas de automação e tecnologia ajuda nisso.

Redução de erros e otimização do tempo

As novas tecnologias contribuem para a redução de erros — o que ajuda em redução de custos aos negócios — e a otimização do tempo, que é um recurso valioso, concorda?

Com apenas poucos cliques já é possível ver e administrar as entradas e saídas de recursos das atividades que envolvem o empreendimento. Isso facilita bastante a tarefa de montar e apresentar a DRE.

Por causa das funcionalidades dos sistemas de gestão, você terá menos trabalho com questões burocráticas e ganhará tempo para se dedicar com as tarefas mais importantes do seu empreendimento. Isso otimiza a produtividade e contribui para que a sua empresa se torne mais competitiva no mercado.

Gostou das dicas de como montar e apresentar a DRE? Está interessado em receber dicas de administração financeira e contábil? Caso sim, assine a nossa newsletter e receba os conteúdos em primeira mão.

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress