Como desenvolver as 5 características de um empreendedor de sucesso

Existem várias etapas para abrir um negócio e, por isso, o processo não é tão simples como muitos pensam. E se antes as pessoas acreditavam que para ser um empreendedor de sucesso o essencial era ter vocação, hoje já sabemos que para isso acontecer, ter bastante conhecimento na área que deseja atuar é o diferencial.

O primeiro passo para conseguir abrir um negócio é ter uma boa ideia, mas se preparar para ele é um requisito indispensável na sua trajetória. Hoje temos vários cursos disponíveis de capacitação de profissionais, porém, algumas características são necessárias para ter um negócio de sucesso e elas precisam estar bem claras para que alcance seu objetivo.

Portanto, continue a leitura e confira 5 dicas que farão com que você se torne um empreendedor de sucesso. Acompanhe!

1. Não desperdice as oportunidades

Um empreendedor deve estar sempre atento às necessidades de seus clientes para conseguir atender sua demanda e, assim, crescer conforme as oportunidades aparecem. Poder ser capaz de tal feito está ligado diretamente em ser proativo:

Tenha persistência

É preciso ter em mente que momentos difíceis podem acontecer e algumas coisas podem dar errado ao decorrer do tempo, mas isso não quer dizer que precise desistir, pelo contrário, é nesse momento que deve persistir, aprender com seus erros e esperar pela próxima chance para acertar.

Mesmo sabendo que algumas situações podem sair do nosso controle, a pessoa proativa está sempre em busca de uma nova chance para colocar seu serviço no mercado novamente, da melhor maneira possível. Um “não” deve servir como incentivo para buscar por novos caminhos e metodologias diferentes para ter o resultado planejado.

Tenha comprometimento

Ser comprometido, muitas vezes, pode te custar algumas horas a menos de sono ou um final de semana de descanso, pois as responsabilidades do sucesso ou fracasso sempre estarão ligadas ao empreendedor. Sendo assim, atingir um objetivo, entregar uma encomenda a tempo ou colocar as necessidades do seu cliente em primeiro lugar, pode ser um verdadeiro desafio, mas é neste momento que você deve provar o seu valor e diferencial.

2. Faça um planejamento

Organizar suas tarefas de maneira objetiva pode ser o que faltava para levar seu negócio a um novo patamar. Todas as suas metas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo, são o seu norte para um futuro promissor. Portanto, deixar uma data predefinida é uma ótima solução para perseguir seu objetivo e ter uma chance real de avaliação do que foi alcançado e o que precisará ser melhorado.

Um empreendedor de sucesso sabe o que precisa cumprir para chegar no resultado estipulado, por exemplo:

  • enfrenta desafios;
  • se adequa ao mercado;
  • leva em consideração os principais indicadores financeiros para tomar uma decisão.

Todos esses pontos devem estar alinhados juntamente com o cálculo de riscos, afinal, todas as decisões e desafios aceitos devem passar por uma avaliação onde você saberá as suas chances de vitória.

Tenha o hábito de começar seu dia fazendo uma lista dos principais pontos para se executar, pois te ajudará a manter a ordem em seu negócio e mostrará o que é prioridade. Quando você aprende a organizar seu dia, automaticamente, você começa a se planejar a médio e longo prazo, priorizando os melhores caminhos e soluções eficientes para seguir.

3. Busque por conhecimento

Como dito no começo do artigo, para empreender você deve conhecer sua área de atuação e buscar sempre por melhorias. Com a rapidez da internet, hoje conseguimos obter mais informações em um clique e estar antenado com o que acontece no mercado, te ajudando a manter um negócio saudável.

Um dos erros mais frequentes dos novos empresários é não separar o dinheiro que é da empresa, do dinheiro pessoal. Para deixar de lado equívocos, como este, que podem prejudicar seu negócio, é preciso conhecimento e disponibilidade para aprender algo novo.

Além disso, você deve sempre atualizar as informações sobre seu público-alvo, clientes fiéis e os que podem se tornar, fornecedores e concorrentes. Essa busca por mais dados sobre o seu ramo te deixará sempre à frente no mercado.

4. Preze por qualidade e eficiência

Sabemos que o pequeno e médio empreendedor não têm um alto capital para investimento como o dono de uma grande empresa, é por isso que todos os recursos devem ser aproveitados de maneira inteligente e funcional. 

Mais do que saber separar suas finanças, o dono de uma empresa deve prezar pela eficiência em todos os setores e funcionários, pois é através de um setor bem estruturado e trabalhadores comprometidos que seu cliente se fidelizará.

Priorize o seu relacionamento com os clientes, seja solícito e cumpra com os prazos combinados. O consumidor continuará utilizando o seu serviço quando perceber que você o coloca em primeiro lugar, ao fazer isso, a chance de indicação cresce, originando um resultado positivo para sua empresa.

5. Mantenha uma rede de contatos

Ter um bom relacionamento com pessoas é a chave para a construção de um negócio forte! Um empreendedor sabe criar uma rede de contatos que fará a diferença para tirar suas estratégias do papel e coloca-las em prática!

Uma pesquisa feita com 200 executivos de sete capitais brasileiras mostram que mais de 70% dos empreendedores priorizam por fornecedores que estão em sua rede de amigos e mais de 60% trocam informações de negócios com estes amigos. Ou seja, ter um network saudável pode garantir grandes acordos para ambas as partes.

Não menospreze um convite para um café, uma feira ou um evento onde estarão os principais nomes do mercado, são nestes momentos que, muitas vezes, conseguimos o apoio de quem precisamos. Ter um bom relacionamento comercial é o diferencial na hora de fechar uma proposta ou expandir seu negócio, por isso busque sempre estar cercado de pessoas que te ajudarão a alcançar suas metas.

O caminho para a conquista quase nunca é fácil e a persistência é o segredo para ser bem-sucedido, porém, as dicas citadas precisão ser trabalhadas em conjunto para que tudo ocorra conforme o planejado. Um empreendedor de sucesso sabe, principalmente, ouvir e praticar tudo aquilo que pode fazer sua empresa crescer!

Agora que você conhece as 5 principais dicas para ter sucesso em seu empreendimento, assine nossa newsletter e continue aprendendo cada vez mais para promover o seu negócio. Até a próxima!